Aveiro e Lisboa recebem as finalíssimas dos concursos regionais
JCP lança abaixo-assinado
Por mais apoios às novas bandas
Um abaixo-assinado por mais e melhores apoios às bandas de garagem está a circular em todo o País, promovido pela JCP. Entretanto, prosseguem as eliminatórias para Concurso de Bandas para o Palco Novos Valores da Festa do Avante!.
A JCP lançou um abaixo-assinado defendendo o apoio institucional às novas bandas, para que possam compor, produzir e tocar publicamente. A iniciativa insere-se no Concurso Nacional de Bandas, promovido pela organização em todo o País.
O abaixo-assinado – dirigido ao primeiro-ministro e ao presidente da Assembleia da República – considera que «o primeiro passo para atingirmos a democracia cultural é democratizar o acesso à criação cultural» e defende a criação de apoios para os projectos de jovens músicos.
Os subscritores pretendem a criação de espaços públicos de experimentação, ensaio, gravação e espectáculo, acessíveis a todos e que o Instituto Português da Juventude cumpra a sua responsabilidade nesta matéria.
«A cultura é instrumento emancipador dos povos e da juventude em particular. São inúmeros os espaços que os jovens portugueses formam com vista à criação cultural, com particular destaque para as “bandas de garagem”. Estes grupos são espaços de criatividade, intervenção, fraternidade e expressão de liberdade. No entanto, ao contrário do que contempla a Constituição, a realidade é bem distinta», refere o documento.
O abaixo-assinado enumera as dificuldades que encontra quem pretende formar uma banda: o elevado preço dos instrumentos, a falta de formação musical em escolas públicas, a falta de espaços de ensaio e experimentação, a falta de possibilidades de gravação e as dificuldades de mostrar o seu trabalho, em espectáculos, fora de um circuito comercial. «Perante estes entraves, é ainda mais difícil aspirar à prática profissional nesta área», acrescenta.
«Muitos projectos vão-se mantendo com muitos esforços dos seus elementos, que, sem qualquer tipo de apoio, muitas vezes se vêem perante a inevitabilidade de terminarem os seus grupos. Isto não pode continuar assim», lê-se no documento.
A Constituição, no capítulo sobre direitos e deveres sociais, define que «os jovens gozam de protecção especial para efectivação dos seus direitos económicos, sociais e culturais, nomeadamente no ensino, na formação profissional e na cultura».

O concurso

O Concurso de Bandas para o Palco Novos Valores da Festa do Avante! está já a decorrer, com os concursos regionais. As bandas vencedoras em cada região participarão na Finalíssima Norte (que se realiza em Aveiro) e na Finalíssima Sul (que terá lugar em Lisboa), onde serão apuradas as oito bandas que actuarão na Festa do Avante!, em Setembro. Ao mesmo tempo, realiza-se um concurso nacional, que apurará quatro bandas.
Como refere a Comissão Política da JCP em nota de imprensa, o concurso «é mais do que um mero conjunto de concertos pelo País», constituindo «a expressão do projecto político-cultural da JCP e do PCP (de que a prática das autarquias CDU é exemplo assinalável), um projecto de democratização do acesso e fruição culturais, só possível a quem leva as suas reivindicações às massas juvenis e, com elas, constrói as condições para a luta pela efectivação dos seus direitos, dos direitos de todos».
Para mais informações, deve consultar-se o regulamento disponível no sitio da JCP (www.jcp-pt.org) ou contactar directamente a organização por correio electrónico (mail@jcp-pt.org), telefone (217930973) ou fax (217969897).


 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: