Pensões descem 40%

Dar aos ricos e tirar aos pobres

Eugénio Rosa
Ao mesmo tempo que a banca engorda com as benesses fiscais, o Governo não pára de atentar contra os direitos dos trabalhadores. O caso da «reforma» da Segurança Social é elucidativo: a seguir em frente, representaria um redução de 40 % das pensões.

O artigo completo está disponível na edição impressa ou por assinatura on-line



Já é assinante ou comprou o Avante! esta semana?
Inicie sessão




Mais artigos de: Temas

Actor e militante

Homem multifacetado, José Morais e Castro é um actor consagrado que manteve simultaneamente a sua actividade como advogado. Ao mesmo tempo, manteve-se fiel aos seus ideais comunistas, participando activamente no PCP. Em Novembro do ano passado comemorou 50 anos de carreira. Uma carreira que ainda promete!

Estado perde 409 milhões de receita

O primeiro-ministro e o ministro das Finanças têm repetido que a banca vai pagar os mesmos impostos que pagam as outras empresas. No entanto, o Relatório de Estabilidade Financeira do ano de 2006, que contém dados sobre o sector bancário, recentemente divulgado pelo Banco de Portugal, revela que isso mais uma vez não aconteceu em 2006. Efectivamente, de acordo com dados desse Relatório, entre 2004 e 2006, os lucros da banca não sujeitos a impostos aumentaram de 919 milhões de euros para 1488 milhões de euros, ou seja registaram um crescimento de 62%.