Festa do Avante!
Concurso de bandas
Música de Norte a Sul
De Meruje – freguesia no interior de Oliveira do Hospital – a Quarteira, passando pela Figueira da Foz e por Setúbal, todo o País está em festa com os concursos regionais de bandas promovidos pela JCP. O objectivo é seleccionar grupos para participar em finais regionais e depois nas Finalíssimas Norte e Sul e encontrar os vencedores que tocarão no Palco Novos Valores da Festa do Avante!, nos dias 7, 8 e 9 de Setembro, na Quinta da Atalaia, no Seixal.
Com este concurso, a JCP pretende dar uma oportunidade às novas bandas portuguesas para mostrarem o seu trabalho e ao mesmo tempo chamar a atenção para os problemas específicos que os grupos enfrentam para criar os seus trabalhos, ensaiar e actuar. Nesse sentido, está a circular um abaixo-assinado, dirigido ao primeiro-ministro e ao presidente da Assembleia da República, exigindo a criação de apoios aos projectos de jovens músicos e de espaços públicos de experimentação, ensaio, gravação e espectáculo, acessíveis a todos.
Amanhã à noite, às 22 horas, tem lugar a final regional de Setúbal, na placa central da Avenida Luísa Todi, depois de duas eliminatórias realizadas em Almada e na Moita, com bandas do Barreiro, Seixal, Almada, Moita e Setúbal.
No sábado, realizam-se as eliminatórias concelhias de Coimbra, às 21 horas, no Student Crossing no Avenida, com a participação de cinco bandas: Mezcal, Ex Lover Sex, Big Fat River, Major Dick & Captain Woody e Resposta Simples. À tarde tem lugar a eliminatória da Figueira da Foz, no Centro de Trabalho do PCP, às 18 horas. Actuam os grupos Super Dinamite, Atonement, Tribasatiba e Killer Karma. Os vencedores destas eliminatórias actuarão na Final Regional, no dia 6 de Julho no Jardim da Sereia que apurará as bandas para a Final Norte a realizar em Espinho.
Também no sábado decorre a eliminatória regional do Algarve, a partir das 20 horas, no Centro de Trabalho do PCP de Quarteira. Estarão em palco as bandas Arise e Wicked (ambas de Tavira), Pelintras (da Fuseta), Behatred e Heaven is Falling (de Quarteira), Keep Walking (de Armação de Pêra), Terminal 16 (de Albufeira) e Death on the Door (de Olhão).
No sábado passado foi a vez da eliminatória concelhia de Oliveira do Hospital, realizada na freguesia de Meruje, com a presença de cerca de 70 jovens. Os grupos Kalyan e Trevo venceram o concurso.


 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: