Açores
Direito à igualdade
A Direcção da Organização da Região Autónoma dos Açores do PCP reuniu, no dia 22 de Setembro, com os membros do Conselho Regional residentes na ilha de S. Miguel, para balanço da actividade e análise da situação política nacional e regional.
Os participantes começaram por valorizar a visita de Ilda Figueiredo à região, em Julho, de que resultou um conjunto de iniciativas junto das instâncias europeias, de que se destacam: apoios à produção leiteira e de carne e aos transportes inter-ilhas, marítimos e aéreos; aumento da quota leiteira entre outras questões relativas ao sector agrícola, pecuário e agro-industriais; medidas específicas para financiamento de investimentos municipais em infra-estruturas viárias em ilhas pequenas e em infra-estruturas aeroportuárias e portuárias.
Entretanto, para o combate à «flexigurança» e à ofensiva contra os direitos sindicais, a democracia e conquistas civilizacionais perpetrada por este governo só há um caminho, a luta de massas, garante a DORAA, saudando as várias lutas dos trabalhadores, designadamente da SATA, coroada com o reconhecimento dos seus direitos e a melhoria salarial consagrados no acordo de empresa. Os comunistas alertam, contudo, para o «espectro da privatização» que continua a pairar sobre a transportadora aérea regional e a produtora e distribuidora de energia eléctrica regional, que o PCP desde já repudia firmemente.
A DORAA do PCP reafirma assim a necessidade de uma nova política de transportes marítimos e aéreos de mercadorias e passageiros, indispensável à sustentabilidade e competitividade da economia regional e a continuidade de programas de discriminação positiva, de forma a que os açorianos possam ter os mesmos direitos e rendimentos dos restantes portugueses. Aliás, apesar de os indicadores económicos e as contas regionais darem conta «do crescimento económico, do aumento da produtividade», a verdade é que os rendimentos provenientes do trabalho, ou seja, os salários, são os mais baixos da Europa dos 15, ao contrário do custo de vida, que é o mais elevado,


 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: