Mais de 26 mil espectadores, em apenas seis meses
30 anos de teatro em Almada
Programação extraordinária
Centenas de pessoas participaram, sábado, na apresentação do programa da Companhia de Teatro de Almada. Textos de José Saramago e Fernando Pessoa são o grande destaque para a temporada 2007-2008.
A encenação da obra de José Saramago «Que farei com este livro?» abre a comemoração dos 30 anos da Companhia de Teatro de Almada (CTA). A escolha deste texto tem um significado especial, uma vez que foi a CTA quem o estreou, em 1980. Esta peça relata a luta de Camões pela publicação de «Os Lusíadas», a epopeia renascentista que é uma das obras basilares da literatura portuguesa.
Outro texto de fulcral importância neste programa é «O marinheiro», de Fernando Pessoa, um espectáculo protagonizado pela célebre actriz francesa Anne Álvaro. A encenação está a cargo de Alain Ollivier, director do Théâtre Gérard Phillipe de Saint-Denis. «O marinheiro» nunca chegou a ser representado na presença do seu autor, e mesmo hoje em dia são poucas as encenações desta obra-prima quase desconhecida.
Além destas duas peças, destaque ainda para a reposição de dois textos: «Esta noite arsénico» e «O carteiro de Neruda». A CTA apresenta, até Julho de 2008, 16 produções teatrais, espectáculos para crianças, dança, musicais e cafés-concerto. Para mais informações poderá visitar a página de internet ctalmada .
Na ocasião, Joaquim Benite, director do CTA, deu a conhecer que, entre Janeiro e Julho deste ano, a taxa de ocupação média foi de 80 por cento, «um número fora do normal em Portugal» e um total de mais de 26 mil espectadores.
A encerrar a sessão, Maria Emília de Sousa, presidente da Câmara de Almada, felicitou o público, «os destinatários do nosso empenho colectivo», a Companhia de Teatro, os actores e «todos aqueles que com esta companhia proporcionam uma programação tão extraordinário como aquela que temos vindo a assistir».


 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: