Chamar a atenção para as dificuldades dos agricultores
Agrovouga abre com protesto
Agricultores manifestam-se em Aveiro
Mais de meia centena de tractores percorreram, dia 17 de Outubro, as estradas do distrito de Aveiro, num protesto que culminou numa concentração de centenas de agricultores junto ao parque de exposições de Aveiro, local onde abriu ao público o certame agricola.
Esta manifestação - organizada pela Associação de Lavoura do Distrito de Aveiro (ALDA), estrutura filiada da Confederação Nacional de Agricultores (CNA) – teve como objectivo chamar a atenção para as dificuldades extremas que os agricultores e o mundo rural atravessam.
Na ocasião, os agricultores chamaram ainda a atenção para o desaparecimento, entre 1999 e 2005, de 92 mil explorações agricolas. A Beira-Litoral foi a segunda região do país a perder mais explorações deste tipo, 16560.
Em nota de imprensa, a ALDA considera prioritário proporcionar à agricultura nacional o escoamento de produtos a melhores preços e exige um controlo mais efectivo das importações, defende a redução das contribuições mensais dos agricultores para a segurança social, a reposição da ajuda à electricidade verde e o aumento do subsídio para o gasóleo agricola, o fim da contribuição audovisual para o sector, a diminuição dos custos de produção, o aumento da quota de produção de leite nacional, tendo em conta a falta de leite e a salvaguarda das explorações leiteiras.
Reclama ainda «ajuda governamental para que exista apoio técnico aos produtores pecuários, financiamento para a realização das obras necessárias, no âmbito do processo de licenciamento das explorações, que se alterem as propostas gravosas da OCM das frutas e legumes, que caso sejam postas em práticas colocarão em causa o futuro deste sector».
Tendo em conta a produção reconhecidamente de qualidade do vinho na região, a ALDA considera também indispensavél «a não aprovação da OCM para este sector, o fim do arranque da vinha e da não permissão de plantio».


 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: