A partir de 6 de Março, em <a href=http://www.pcp.pt> pcp.pt</a>
A partir do aniversário do Partido, estará disponível no sítio do PCP na Internet a colecção do Avante! clandestino. Esta compreende 558 números e 101 suplementos, publicados entre 1931 e 1974.
A partir de agora, qualquer pesquisador da Internet passa a ter a possibilidade de aceder à valiosa e única informação contida nos exemplares clandestinos do Avante!, abrangendo 95756 títulos. Com esta iniciativa, o PCP dá uma contribuição indispensável para quem queira conhecer verdadeiramente o que foi a ditadura fascista em Portugal e a resistência e luta dos trabalhadores e do povo, na qual os comunistas ocupam um lugar ímpar.
O Avante! nasceu a 15 de Fevereiro de 1931 e conheceu uma primeira década atribulada, impeditiva de uma edição regular, o que reflectia também o próprio Partido. A partir da reorganização de 1940/41 passou a sair sem uma falha até ao 25 de Abril de 1974. Por várias vezes, com tiragens quinzenais e mesmo semanais.
Durante o período das grandes lutas operárias dos anos 40, o Avante! atingiu tiragens impressionantes de 10 mil exemplares, apesar de o número de militantes do Partido na clandestinidade nunca ter superado os 5 mil.
O Avante!3 clandestino na Internet poderá ser visualizado de duas formas: directamente, por número, ou através de uma pesquisa em base de dados por número, título, autor, data ou palavras.


 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo