Jerónimo de Sousa no Vale do Ave

Lutar por uma vida melhor

Miguel Inácio
As políticas de direita dos sucessivos governos acumularam no Vale do Ave graves problemas estruturais, verdadeiras «bombas» económicas e sociais que o Executivo PS despoletou e, agora, agrava. Para melhor compreender este contexto, Jerónimo de Sousa visitou, domingo, diversas localidades dos concelhos de Famalicão e Guimarães e, num comício realizado a meio da tarde, criticou as propostas do Governo de alteração do Código de Trabalho. Manifestou ainda uma mensagem de confiança aos trabalhadores e às populações em geral: «Quando se luta nem sempre se ganha, mas quando não se luta perde-se sempre».

O artigo completo está disponível na edição impressa ou por assinatura on-line



Já é assinante ou comprou o Avante! esta semana?
Inicie sessão




Mais artigos de: Em Foco

Combater a política do Governo PS

No comício que se realizou, domingo, em Guimarães, que contou com a presença de centenas de pessoas, Jerónimo de Sousa lembrou que, passados três anos de Governo PS, os problemas nacionais e as preocupações dos portugueses continuam por resolver.

<font color=0094E0>Um século de luta e resistência</font>

Foi há cem anos que a Companhia União Fabril, a célebre CUF, passou o Tejo para se instalar em terras do Barreiro. Um século passado, cantam-se loas a Alfredo da Silva, o líder da empresa que se tornaria, com o regime fascista que ajudou a moldar, no maior grupo económico nacional – o Grupo CUF, mais tarde Grupo...

<font color=0094E0>Combater a exploração e o fascismo</font>

A transformação da CUF num grande império industrial e económico só foi possível graças às relações privilegiadas da empresa com o poder político, fundamentalmente com o regime fascista de Salazar e Caetano. Ao combaterem a exploração na empresa, os operários da CUF lutavam também contra o fascismo.

<font color=0094E0>O futuro ali tão perto</font>

Com o 25 de Abril, o tecido económico altera-se profundamente. As nacionalizações, da CUF e de muitas outras empresas, puseram a economia nacional finalmente ao serviço do povo e do País. Mas por pouco tempo.

<font color=0094E0>O <i>Avante!</i> noticiou</font>

«Os operários da CUF resolveram fazer respeitar a lei das 8 horas, deixando de trabalhar 10 horas como sucedia até aqui. Alfredo da Silva resistiu quanto pode às justas pretensões dos trabalhadores, mas finalmente viu-se obrigado a respeitar a lei. Contudo reduziu-lhes os salários!»Avante!, Ano I, n.º 2, 1 de Março de...