Desigualdade e discriminação

A situação salarial da mulher na actividade laboral

Anselmo Dias
Decorreu no passado dia 10 de Maio, promovido pelo PCP, um Encontro Sobre os Direitos das Mulheres, onde, entre outros objectivos, foi discutida «...a estreita relação entre o agravamento das desigualdades e das discriminações das mulheres no trabalho, na família, na sociedade, na vida social e política e o ataque às liberdades, aos direitos dos trabalhadores e das populações». Como ficou bem patente, o Encontro não foi nem um ponto de partida, nem um ponto de chegada, antes constituiu um contributo perspectivado no «...reforço orgânico do Partido, a sua crescente influência social, política e eleitoral junto das mulheres e o incentivo ao reforço da intervenção das mulheres comunistas no plano unitário...»

O artigo completo está disponível na edição impressa ou por assinatura on-line



Já é assinante ou comprou o Avante! esta semana?
Inicie sessão




Mais artigos de: Temas

«40 anos, uma história com futuro»

Há 40 anos que o MDM age localmente e participa na vida social e política por transformações na sociedade que garantam o reconhecimento e o estatuto das mulheres sem discriminações. Ao longo destas décadas, nunca deixou de estar presente nas pequenas e grandes acções que marcaram a melhoria das condições de vida das mulheres, inscreveu nas páginas dos feminismos a valorização das mulheres no Portugal democrático, dando visibilidade aos seus gestos de resistência e persistência, e deu realce ao incontornável papel das mulheres na construção de uma sociedade mais humana, solidária e justa. Em entrevista ao Avante!, Regina Marques e Lúcia Gomes, duas gerações que dão rosto ao MDM, falaram do passado, que se iniciou em 1968 com a resistência ao fascismo, do presente, com os efeitos dramáticos das sucessivas políticas de direita, e do futuro, que se espera mais justo e solidário.

Cuba contra o terrorismo

No passado mês de Maio, o presidente George W. Bush voltou a destilar fel contra Cuba e o caminho de progresso escolhido pelos cubanos, o qual, pela resistência e experiência revolucionária que transmite aos povos do mundo, representa uma espinha cravada na gula do imperialismo norte-americano. Contrastando com as ameaças, Cuba expôs provas inequívocas sobre os vínculos da actual administração dos EUA com a máfia terrorista de Miami e os lacaios que procuram manchar a dignidade de um povo e de um país.

Vamos construir a Festa do Avante!

Nos próximos dias 5, 6 e 7 de Setembro vai realizar-se mais uma edição da Festa do Avante! Entretanto, a apenas três meses da maior iniciativa político-cultural de massas do nosso País, muito trabalho, solidariedade e fraternidade, espera os seus construtores. Para este ano, com o objectivo de melhorar as condições no terreno, as novidades são muitas e vão desde a ampliação dos sanitários femininos até ao reforço do perímetro da Quinta da Atalaia. Em entrevista ao Avante!, Pedro Lago, do Secretariado da Festa, apelou à participação de todos na primeira jornada de trabalho que se vai realizar nos dias 21 e 22 de Junho. Não faltes!

O silenciamento em factos

No mês de Maio a evidente exclusão do Partido dos principais noticiários da RTP, da SIC e da TVI levou a que, na semana passada, seguisse para as respectivas direcções de Informação um protesto formal. Aqui apresentamos mais alguns factos sobre o silenciamento dos comunistas no pequeno écran.