Ensino desigual e injusto

A JCP não está de acordo com os exames nacionais, a «maior ferramenta de filtração e elitização do ensino». «São exames iguais para realidades muito diferentes, a desnivelar um ensino cada vez mais desigual e injusto», acusam os jovens comunistas, defendendo, em contrapartida, a avaliação contínua dos alunos.
«Os exames nacionais são uma forma injusta de avaliar, contrariando a avaliação contínua e diária dos estudantes, a sua evolução, o seu empenho, o trabalho que apresenta em todas as aulas», acusa a JCP.
Num documento enviado aos órgãos de comunicação social, os jovens comunistas desmascararam ainda «a ofensiva de ideológica e de branqueamento da história no plano dos programas e manuais escolares». Nos exames nacionais deste ano lectivo esta «ofensiva» fez-se sentir claramente nas provas de «História A» e História B».
«Nas provas de “História A” está bem explicito o ataque à URSS e à ideologia comunista, deturpando os factos históricos», criticam. Por outro lado, acrescenta a JCP, no exame de «História B» está «implícito o branqueamento da ditadura vivida em Portugal».


CNA exige demissão de ministro

A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) manifestou-se «revoltada», na passada semana, com as declarações do ministro Jaime Silva, que acusou os representantes do sector de terem ligações político-partidárias extremistas. «O ministro deveria saber que em Portugal o 25 de Abril devolveu a liberdade e permitiu aos portugueses filiarem-se onde entenderem», disse, à Lusa, Roberto Miléu, da direcção da CNA. Albino Silva, também da confederação, sublinhou que Jaime Silva está «desesperado» e defendeu que o ministro da Agricultura se deve «despedir e ir embora».


Porto reclama investimentos

A Assembleia Metropolitana do Porto aprovou, por proposta da CDU, uma moção em defesa da «concretização dos investimentos previstos na rede Metro». Além fazer «duras críticas» ao Governo e à Junta Metropolitana do Porto, neste documento exigiu-se a concretização da Linha da Trofa, em via dupla, da Linha de Gondomar (primeira e segunda fase), da Linha Amarela até Vila d'Este e Linha da Zona Ocidental do Porto.
A CDU apresentou ainda proposta de recomendação para promover a discussão, com a população de Rio Tinto, em torno do traçado da Linha na Zona Central.
O relatório ambiental de execução desta linha insiste em fazer coincidir o traçado do Metro com o actual leito do Rio Tinto. No entender da CDU, esta situação «impede a recuperação e valorização ambiental daquela zona, além de poder comprometer seriamente a possibilidade de alargamento do Parque Oriental do Porto ao centro da Freguesia de Rio Tinto, unindo-o à Quinta das Freiras».


Balanço «positivo» no Barreiro

A Câmara do Barreiro, em conjunto com as oito freguesias, realizou, segunda-feira, as I Jornadas de Descentralização Autárquicas, considerando que o balanço do primeiro ano das medidas tomadas é «positivo».
«Esta foi uma reunião de trabalho para analisar a descentralização e as medidas necessárias para resolver os problemas e encontrar soluções. Neste mandato houve uma fase qualitativa nova e neste primeiro ano o balanço é positivo, mas pode melhorar mais», assegurou Carlos Humberto, presidente da autarquia.
A descentralização de competências é um processo que já vem do passado no Barreiro, mas o actual executivo procedeu a alterações e descentralizou novas áreas para as oito juntas de freguesia do concelho.
Nesse sentido, o eleito do PCP defendeu que é importante que «todos remem na mesma direcção» e explicou que juntas e autarquia têm funções no Barreiro que devem ser visto «como um todo». «O papel das juntas e da autarquia é indispensável, a descentralização é um elemento estruturante que é para continuar e de acordo com os meios e possibilidades vamos avançando noutras áreas», anunciou.


Vacina contra o cancro

Cuba registou uma «vacina terapêutica» que pode aumentar 30 a 40 por cento o tempo de vida dos doentes terminais de cancro do pulmão. Gisela González, responsável do projecto, revelou que a vacina é um composto a partir de duas proteínas que se podem combinar.
«Já está pronta, prosseguem agora estudos de acompanhamento para administrar no estrangeiro, há países que não exigem um ensaio clínico e outros em que sim», disse González, garantindo que o tratamento podia começar a ser utilizado de imediato.


Espanha vence europeu

A Espanha conquistou, domingo, o campeonato da Europa de futebol. Um golo de Fernando Torres, aos 33 minutos, foi suficiente para o «onze» de Luís Aragonés bater a Alemanha. Com este título, a Espanha igualou a França (vencedora em 1984 e 2000) no segundo lugar do ranking dos europeus, atrás da Alemanha (1972, 1980 e 1996), «carrasca» de Portugal nos quartos-de-final.


Futsal e hóquei em patins

O Benfica venceu, este domingo, o quarto título nacional de futsal da sua história, o segundo consecutivo, depois de bater o Belenenses por 4-2 (após prolongamento), na Luz, no terceiro e decisivo jogo da final dos «play-off».
No mesmo dia, o heptacampeão nacional FC Porto conseguiu a «dobradinha» ao conquistar a sua 12.ª Taça de Portugal, em hóquei em patins, após bater o HC Braga por 5-1, em Aljustrel.


Resumo da Semana