Somos comunistas, homens com uma tarefa
«Jogos Olímpicos» da Atalaia
<font color=0094E0>Desporto popular e de massas</font>
Todos os anos a Festa do Avante! recebe milhares de atletas que participam em provas desportivas ou em exibições. Ao mesmo tempo, são cada vez mais os visitantes que não se limitam apenas a assistir, mas aceitam o convite que lhes é feito para participar nas várias modalidades presentes. Este sempre foi um objectivo da organização que procura todos os anos alargar a oferta desportiva. Dezenas de modalidades, centenas de atletas e com um público numeroso fazem uma autêntica festa do desporto durante três dias na Atalaia, para a qual contribuem normalmente dezenas de clubes, colectividades, e diferentes instituições de vários concelhos. Na Quinta da Atalaia realizam-se torneios e exibições de andebol, futebol, basquetebol, ginástica, artes marciais, tiro com chumbo, de damas, xadrez, basquetebol 3x3 e de voleibol na Relva, boxe, chinquilho e outros jogos tradicionais, para além de saraus de ginástica e danças desportivas de salão. Nos desportos radicais, destacam-se a prova de slide e a parede de sscalar.
Como tema central do desporto, este ano, numa altura em que se realizam os Jogos Olímpicos de Pequim, o grande destaque vai para «O papel das colectividades na formação de atletas de alto rendimento».
Para isso, segundo nos explicou António Joaquim, irá se realizar, no domingo, dia 7 de Setembro, às 18h00, no Pavilhão Central, um debate que com a presença de dois homens ligados à área do desporto: Melo de Carvalho e Miguel Tiago.
Estará ainda presente um elemento da Federação Portuguesa de Atletismo e da Associação de Colectividades do Concelho do Seixal. «Vamos, de igual forma, convidar várias colectividades dos concelhos de Seixal, Almada, Sesimbra e Barreiro», adiantou.
Para além do debate, vão ainda realizar-se várias provas desportivas e exibições. Entre elas destacam-se o ioga, o sarau de ginástica, o minibasque, o futsal, a esgrima, com a presença dos atiradores olímpicos Joaquim Videira e Débora Nogueira, patinagem artística, uma gala e artes marciais, os desportos radicais, o boxe (junto ao Bar do Desporto), o xadrez, os jogos tradicionais, as damas, os matraquilhos, a malha, o slide e o boccia.
No domingo irá se realizar a 21.ª Corrida da Festa do Avante!, uma prova aberta, de participação voluntária e gratuita, destinada a praticantes de ambos os sexos, representantes de clubes federados ou não, ou atletas individuais.
«Estamos a contar com mais de duas mil inscrições e participações», informou o membro da Comissão Nacional de Desporto da Festa. As inscrições serão gratuitas e deverão ser efectuadas até 31 de Agosto através do telefone 21 222 4000, do fax 21 227 25 16, ou do e-mail desporto@festadoavante.pcp.pt.
Neste espaço, que tem como objectivo divulgar a prática do desporto, estará ainda patente uma exposição sobre o «Desporto Adaptado», «tendo em atenção os Jogos Paralímpicos que se realizam este ano em Pequim».
«Calculamos ter cerca de 35 modalidades e 5300 participantes, dos quais fazem parte quatro federações, 16 associações e 180 colectividades», informou António Joaquim, não contabilizando as cerca de 2700 pessoas que participaram nas provas de promoção.
«Devemos ter, cada vez mais, a preocupação, a nível nacional, de promover a Festa do Avante! através do desporto», acrescentou.
Mas qual o segredo para tão grande sucesso? «Somos comunistas, homens com uma tarefa e uma responsabilidade muito grande tanto na Festa como na sua promoção», respondeu António Joaquim.

Novos espaços na Festa

Atendendo ao aumento, cada vez maior, dos atletas e dos espectadores, Brázio Romeiro referiu que o colectivo irá estudar o alargamento «não só do número de modalidades» como as «condições para as receber». Este ano, por exemplo, existirá, junto ao Bar do Desporto, com a colaboração do Ginásio Clube de Corroios, um ringue de boxe.
«Estamos a utilizar todos os espaços disponíveis. Este ano, vamos utilizar o espaço junto Lago, perto do Espaço da Ciência, para fazer o boccia. Há muitas modalidades com estruturas simplificadas que conseguimos desviar do Polidesportivo e colocá-las noutras áreas», acrescentou Nelson Ramos.

Grande espectáculo de ginástica

No Polidesportivo – que este ano terá um ecrã gigante para se ver pormenorizadamente os exercícios dos atletas, no primeiro dia da Festa, os visitantes podem assistir «a um grande espectáculo de ginástica». Quem o afiançou foi Cláudia Reis que se diz «surpreendida», pela quantidade de respostas positivas das colectividades que querem mostrar os seus trabalhos na Quinta da Atalaia.
«Temos muitos clubes que vêm aqui pela primeira vez», valorizou, explicando que se trata de classes de representação, a chamada ginástica para todos, e de classes de competição.
Paulo Júnior falou da patinagem artística, outra modalidade de grande beleza. Lembrando que existem algumas dificuldades, face às férias e ao começo dos treinos, prometeu que «a patinagem vai ser feita e será, no sábado, uma óptima noite desportiva».
Por outro lado, valorizou a promoção feita para a Festa do Avante! e lembrou que seria «bom» que em anos futuros se pudesse fazer com outras modalidades, como o basquetebol e o andebol.

Novas modalidades

Pela primeira vez, na Festa, a esgrima será um momento de destaque. «Nós tivemos uma reunião com o seleccionador que ficou muito honrado com o nosso convite», referiu Vítor Fonseca, dando conta da presença, numa demonstração, dos atiradores olímpicos Joaquim Videira e Débora Nogueira.
Para além do slide e da escalada, modalidades que têm tido uma grande afluência do público, este ano, também pela primeira vez, o visitante terá ao seu dispor os matraquilhos. De volta está o aeromodelismo, que deverá acontecer antes do Comício de domingo.
Vítor Fonseca destacou ainda a gala das artes marciais, que terá novas modalidades, nomeadamente o Maculêlê.

Passeio de cicloturismo
Camaradagem, convívio e apreciação da natureza

Com o objectivo de promover a Festa do Avante!, realiza-se, no dia 31 de Agosto, um passeio de cicloturismo. Esta não é uma prova desportiva, nem de velocidade, mas sim um passeio informal, onde não devem existir quaisquer intuitos competitivos. As inscrições serão feitas até ao próprio dia.
Segundo nos informou Mário Cunha, esta prova, que contará com a participação de mais de 400 pessoas, terá início, às 8 horas, no Pinhal Novo e percorrerá sete concelhos do distrito de Setúbal: Palmela, Montijo, Alcochete, Moita, Barreiro, Seixal e Almada.
«Esta prova é feita, ao longo do percurso, num ambiente de grande festa», revelou. Mário Cunha avançou ainda com alguns dados em relação às iniciativas de promoção relativas à malha (corrida, grande, pequena e masculina e feminina), sendo que algumas provas vão mesmo terminar nas Jornadas de Trabalho da Festa.

21.º Corrida da Festa do Avante!
Divulgar a prática do desporto

No domingo, dia 7 de Setembro, vai acontecer a 21.º Corrida da Festa do Avante!. Com um percurso de 10 quilómetros (Atalaia/Seixal/Atalaia), esta prova tem como objectivo divulgar a prática do desporto e particularmente a corrida, como elemento essencial para a formação física das crianças e dos jovens, numa perspectiva educativa e para a manutenção da saúde e do normal equilíbrio psicológico dos participantes.
Quer ainda integrar e valorizar uma proposta alargada de prática do desporto num programa vasto, rico e diversificado de um grande acontecimento cultural e político que é a Festa do Avante!.
Os prémios, o menos importante nesta prova, para os vencedores absolutos masculinos e femininos são uma viagem, de quatro dias, à Madeira. Serão ainda entregues troféus ou taças às 15 primeiras equipas e 1.º ao 3.º classificado de cada escalão. Até ao 1300.º classificados serão oferecidas camisolas e uma entrada para a Festa a todos os que terminem a prova.


 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: