Eleições Regionais dos Açores
PS aposta nas desigualdades
A CDU dos Açores defendeu, no sábado, a necessidade de «um desenvolvimento harmonioso» nas ilhas ao nível económico e social, alegando que a meta «está por cumprir» devido a «sucessivos» governos regionais socialistas que «aprofundam as desigualdades».
«Cerca de 700 pessoas que trabalham nos Açores no privado ganham mais de 10 mil euros por mês, enquanto que 55 por cento do total dos trabalhadores do privado auferem pouco mais que o salário mínimo», alertou Aníbal Pires, cabeça de lista da CDU dos Açores por São Miguel e regional de compensação às eleições regionais de Outubro.
Estas declarações foram feitas à margem de um encontro, que se realizou em Ponta Delgada, que teve como objectivo apresentar o compromisso eleitoral da CDU e os primeiros candidatos às Eleições Regionais de Outubro.
Uma das medidas apresentadas pelos candidatos do PCP é promover a diversificação da economia regional, dando mais apoio às micro, pequenas e médias empresas e ao sector cooperativo.
«As grandes apostas tem sido feitas no turismo, o que é muito importante, mas nunca se pense que este sector possa vir a substituir o sector produtivo», frisou o coordenador açoriano do PCP.
Quanto à questão dos transportes, a CDU defende que a região precisa de uma política «integrada e adequada» às necessidades dos cidadãos, que «sirva as pequenas economias locais de ilha e o todo regional».
«Até agora os transportes têm sido um factor de estrangulamento da economia regional pelas elevadas tarifas e taxas», criticou Aníbal Pires.
No seu compromisso eleitoral, a CDU defende ainda que a formação de recursos humanos deve ser considerada «um eixo estratégico», tendo em vista «a estabilidade das relações laborais». Propõe ainda a revisão do modelo de distribuição e acompanhamento do Rendimento Social de Inserção, um investimento na prevenção e nos cuidados primários de saúde e o aperfeiçoamento do Estatuto da Ultraperiferia.


 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: