Maria Lamas homenageada

Maria Lamas foi agraciada, a título póstumo, com a Medalha de Ouro comemorativa do 60.º aniversário da Declaração Universal dos Direitos do Homem da Assembleia da República. A distinção, que abrangeu outras personalidades nacionais, foi proposta pelo júri do Prémio Direitos Humanos, no âmbito da Comissão Parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias e aprovada pelo Presidente da Assembleia da República, Jaime Gama.


<i>Dois contos</i>, de Joaquim Lagoeiro

Dois Contos é o título da obra inédita de Joaquim Lagoeiro editada pelo Subsector de Cultura Literária do Sector Intelectual de Lisboa do PCP, no momento em que se assinalam os 90 anos do escritor. O lançamento decorreu no dia 18, no Clube Estefânia.
Usaram da palavra Domingos Lobo e Glória Marreiros. Armando Caldas, Fernando Tavares Marques e o grupo de jograis U...Tópicos leram poemas do autor e outros. O livro está disponível no Centro de Trabalho Vitória.


Mausoléu inédito descoberto em Mértola

Foi encontrado, em Mértola, o que resta de um mausoléu do século VI, que terá sido utilizado para enterrar comerciantes ricos de origem grega (oriundos da Síria ou da Líbia). O monumento, que foi encontrado por mero acaso, na sequência de obras na rede de esgotos da vila alentejana, tem 25 metros de comprimento por 15 de largura, e situa-se numa das principais ruas de Mértola.
Esta descoberta comprova a presença de comunidades gregas naquela região, atestada pelas lápides encontradas, escritas em grego e que datam a época a que se referem com precisão. É uma descoberta única na Europa Ocidental e, segundo os especialistas, a existirem monumentos semelhantes será em regiões como a Síria ou a Jordânia. As ruínas revelam uma série de compartimentos e salas onde terá havido enterros. A existência de ossadas é pouco provável, pois as criptas deverão ter sido, posteriormente, profanadas.


Novos desenhos de Da Vinci

Um dos curadores do Museu do Louvre, em Paris, acredita ter encontrado novos desenhos de Leonardo Da Vinci. As gravuras inéditas foram encontradas na parte de trás da obra A Virgem com o Menino Jesus e Santa Ana, quando esta foi retirada da parede para um programa de estudo e restauração das pinturas do artista italiano.
Os desenhos, quase imperceptíveis a olho nu, foram descobertos através da utilização de uma câmara de raios infravermelhos, que revelou três figuras: uma cabeça de cavalo, metade de um crânio humano e um terceiro representando um Menino Jesus de meio corpo, brincando com um cordeiro, naquilo que poderá ser um esboço para a pintura da parte da frente.
O Museu do Louvre realça que os desenhos «evocam, pelo seu estilo, o traço de Leonardo Da Vinci», classificando a descoberta como «extraordinária». E informou também que o estudo dos desenhos prosseguirá para melhor esclarecimento da sua origem. A pintura de Virgem com o Menino Jesus e Santa Ana terá sido realizada no início de 1500 e seria destinada ao rei de França, Luís XII.


Morreu o «Garganta Funda»

Morreu, no dia 19, Mark Felt, conhecido como «Garganta Funda». Este ex-agente do FBI esteve na origem do escândalo que, em Agosto de 1974, levou à resignação do então presidente dos Estados Unidos da América, o Republicano Richard Nixon.
Nos dois anos anteriores, o jornal Washington Post publicou as informações que o «Garganta Funda» passava ao jornalista Bob Woodward que, juntamente com o seu colega Carl Bernstein, conseguiu provar o papel da administração do presidente Nixon no assalto à sede do Partido Democrata no edifício Watergate, em Junho de 1972, para fotografar documentos e instalar aparelhos de escuta.
O escândalo e as tentativas da Casa Branca para encobrir o caso levaram à demissão de Richard Nixon e à sua substituição por Gerald Ford. Foi a única vez que um presidente daquele país foi obrigado a resignar do cargo. A identidade do «Garganta Funda» só ficou conhecida em 2005.


Resumo da Semana