Sobre Darwin e o darwinismo<br>Reflexão crítica de Álvaro Cunhal

As notas sobre a obra de Darwin, hoje republicadas no Avante!, são mais uma pequena ilustração de um facto incontestável: Álvaro Cunhal foi um notável intelectual. Além das qualidades exemplares como organizador e dirigente político, como teórico marxista-leninista e analista da situação concreta portuguesa, nas suas múltiplas vertentes (económica, social e política), exprimiu também as suas qualidades humanas através da produção artística, como são exemplos a sua arte plástica e escrita criativa. Apesar das suas raízes familiares burguesas e sua formação académica em Direito, enquanto militante do PCP (a partir de 1931, com 17 anos) aprofundou uma ligação estreita com os trabalhadores e o povo português, condição indispensável para conhecer as carências e aspirações mais profundas do nosso povo, o que veio a justificar inteiramente a sua auto-caracterização, em 1950, durante o seu julgamento perante o tribunal plenário, como «filho adoptivo da classe operária».

O artigo completo está disponível na edição impressa ou por assinatura on-line



Já é assinante ou comprou o Avante! esta semana?
Inicie sessão




Mais artigos de: Em Foco

<font color=0094E0>Candidatos da CDU</font>

Ilda Figueiredo, 60 anos, economista, membro do CC do PCP, vereadora na Câmara Municipal de Gaia, deputada no Parlamento Europeu desde 1999. João Ferreira, 30 anos, biólogo, doutorando em Ecologia, membro da DORL do PCP,Técnico Superior da AIA, sócio fundador da Associação dos Bolseiros de Investigação Científica...

<font color=0094E0>Intervenção exemplar ao serviço do povo e do país</font>

«É de cara bem levantada» que os deputados do PCP no Parlamento Europeu apresentaram, dia 18, no Porto, o balanço de cinco anos de mandato. Como frisou Ângelo Alves, membro da Comissão Política, esta «valiosa intervenção» é uma prova de que o PCP e a CDU são «a voz da luta dos trabalhadores e do povo português nas instituições europeias».