A Economia e as crises – que futuro?
«Pela Liberdade, pela Democracia, por Abril»
Economia e comunicação social em debate
A Comissão Promotora do abaixo-assinado «Pela Liberdade, pela Democracia, por Abril» está a promover, na Casa do Alentejo, em Lisboa, um conjunto de iniciativas com vista a assinalar o 35.º aniversário do 25 de Abril.
Hoje, quinta-feira, às 18 horas, será inaugurada uma exposição de artes plásticas, com obras de artistas de Abril. Às 18h30, realiza-se o colóquio subordinado ao tema «A Economia e as crises – que futuro?». São oradores João Ferreira do Amaral (economia e desenvolvimento regional), Fernando Marques (a crise e os aspectos sociais) e Sérgio Ribeiro (perspectivas teóricas da economia), que também modera o debate. Segundo a organização, «nos 35 anos do 25 de Abril», esta iniciativa pretende debater «a economia, as crises, qual o futuro?, sem preconceitos e a partir de diferentes perspectivas».
Entre as realizações previstas consta ainda um debate, dia 22 de Abril, às 18h30, com o tema «Media, democracia e liberdade». Fernando Correia (comunicação social), José Rebelo (televisão), Rui Pereira (actividades e problemas dos jornalistas) e Domingos Lobo (literatura, concentração de editoras, distribuição de livros) são os intervenientes na iniciativa que tem como moderador o professor universitário e escritor Manuel Gusmão.
Este colóquio visa dar resposta a diversas questões, nomeadamente: «Será que os condicionalismos e constrangimentos que afectam a actividade dos jornalistas, dentro e fora das salas de redacção, põem em causa o pleno exercício da profissão? Será que a produção de informação e, em geral, o trabalho literário se processam à margem da sociedade em que se inserem? Será que sem um jornalismo livre e sem verdadeira liberdade de expressão pode existir uma democracia autêntica?».


 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: