Beja promove V Festival Internacional de BD

Mais de 70 autores portugueses e estrangeiros participam no V Festival Internacional de Banda Desenhada (BD) de Beja, que abriu portas no sábado, 30, na Casa da Cultura, o «coração» do festival e onde funciona a Bêdêteca da cidade.
O certame, organizado pela CM de Beja, prolonga-se até 14 de Junho, propondo aos amantes de BD trabalhos de 70 autores consagrados e novos talentos originários de oito países, através de 14 exposições individuais e seis colectivas espalhadas por quatro espaços no centro histórico de Beja.
Além da Casa da Cultura, as histórias aos quadradinhos estão patentes na Biblioteca Municipal, no Museu Jorge Vieira e no Museu Regional de Beja.
Entre os autores consagrados destacam-se o italiano Lorenzo Mattotti, o norte-americano Craig Thomson e Denis Deprez, um dos mais importantes autores da nova BD belga.
Alex Gozblau, Carlos Rocha, Hugo Teixeira, João Maio Pinto, Marco Mendes, Pedro Burgos, Richard Câmara e Rui Cardoso são os autores portugueses que expõem individualmente, entre vários outros que participam em trabalhos colectivos.
O festival inclui ainda um Mercado do Livro de BD, sendo oportunidade para lançamentos, sessões de autógrafos, workshops, conferências, concertos e sessões de cinema, com projecções de filmes.


Almada homenageou marinheiros insubmissos

A Câmara Municipal de Almada inaugurou, no sábado, 30, um monumento ao Marinheiro Insubmisso junto do Centro Cívico do Feijó, em homenagem aos marinheiros da Armada Portuguesa que se revoltaram contra o regime fascista em 8 de Setembro de 1936. A cerimónia contou com a actuação da banda da Armada Portuguesa.
A repressão dos revoltosos saldou-se em doze marinheiros mortos e na condenação de 82 revoltosos, dos quais 44 foram enviados para Angra do Heroísmo, quatro para Peniche e 34 enviados para o ignóbil Campo de Concentração do Tarrafal, em Cabo Verde, onde muitos arcaram com penas entre os 16 e os 20 anos de prisão política.


Estátua a Saramago

O Prémio Nobel da Literatura, José Saramago, esteve no domingo, 31, na Azinhaga do Ribatejo, sua terra natal, para participar na inauguração de uma estátua de bronze em sua homenagem.
A escultura, da autoria de Armando Ferreira, representa o escritor laureado em tamanho real sentado num banco e pode ser vista no Largo da Praça, no centro da localidade, junto ao polo da fundação José Saramago.
Segundo declarações à Lusa, Saramago começou por ser avesso à ideia de ter uma estátua em vida: «deixemo-la para quando eu já cá não estiver», respondeu quando foi interpelado pela primeira vez. Mas a persistência do presidente da junta de freguesia da Azinhaga, Vítor Guia, convenceu-o.
A ideia partiu do grupo de leitores «Mais Saramago», que promoveu a recolha dos cerca de 32 500 euros que custou a peça. «Azinhaga não é só a minha terra. É a única terra onde eu realmente podia ter nascido», afirmou Saramago, arrematando com um «estou inaugurado e estou muito feliz».


Faleceu Luís Cabral

O primeiro presidente da Guiné Bissau, Luís de Almeida Cabral, faleceu no sábado, 30, em Lisboa, vítima de doença prolongada, com 78 anos de idade.
O funeral realizou-se na terça-feira, para o cemitério do Alto de S. João, na capital portuguesa, onde residia desde 1980, após ter sido deposto pelo seu primeiro-ministro, João Bernardo Vieira, «Nino», que liderou o golpe de Estado de 14 de Novembro daquele ano, foi assassinado em Março passado.
Luís Cabral, fundador do Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde – PAIGC, em 1959, assumiu a presidência do seu país em 24 de Setembro de 1973, no momento da proclamação unilateral da independência.


FC Porto conquista Taça

O FC Porto conquistou no domingo, 31, a Taça de Portugal (a sua 14.ª), após a vitória sobre o Paços de Ferreira por 1-0. Com este feito, os «dragões», que se sagraram pela segunda vez tetracampeões nacionais, igualaram em número de «dobradinhas» o Sporting, ao juntar pela sexta vez a Taça ao título de campeão nacional.
Na história do futebol português o Benfica continua a ostentar um recorde de «dobradinhas», com nove no total, a última das quais conquistada na longínqua época de 1986/87.


Resumo da Semana