Nas próximas semanas, serão divulgados mais candidatos
CDU apresenta candidatos às legislativas
Com toda a confiança
nunciamos hoje os primeiros candidatos da CDU aos círculos eleitorais de Lisboa, Évora, Santarém e Setúbal para as eleições legislativas.
Pelo círculo eleitoral de Lisboa, a CDU avança desde já com os nomes dos dois primeiros candidatos: Jerónimo de Sousa e Bernardino Soares.
O Secretário-geral do PCP tem 62 anos e é operário metalúrgico. Foi membro da Direcção do Sindicato dos Metalúrgicos de Lisboa em 1973-1974. Foi Coordenador da Comissão Coordenadora das Comissões de Trabalhadores da Região de Lisboa. Foi deputado à Assembleia Constituinte. Foi deputado à Assembleia da República e vice-presidente do Grupo Parlamentar comunista. Foi candidato, apresentado pelo PCP, às eleições presidenciais em 1996 e em 2006. É actualmente deputado da Assembleia da República.
Bernardino Soares, de 37 anos, é membro da Comissão Política do Comité Central do Partido. Licenciado em Direito, foi membro da JCP de 1989 a 1999 e fez parte da Comissão Política da sua Direcção Nacional. Foi igualmente membro da DOR de Lisboa do PCP. Deputado, é presidente do Grupo Parlamentar do PCP e membro de diversas comissões parlamentares.
Pelo círculo eleitoral de Évora, o primeiro candidato é João Oliveira. Advogado, com 30 anos, é membro da DOR de Évora do PCP. Enquanto estudante, integrou a Direcção-Geral da Associação Académica de Coimbra, o Senado da Universidade de Coimbra, a Direcção da Associação de Estudantes da Escola Secundária Severim de Faria e do seu Conselho de Escola. No poder local, foi membro da Assembleia de Freguesia da Horta das Figueiras, Évora. É deputado na Assembleia da República, onde integra várias comissões e grupos de trabalho.
António Filipe Rodrigues é o primeiro candidato da CDU pelo círculo eleitoral de Santarém. Jurista e professor universitário, de 46 anos de idade, é membro do Comité Central do PCP. Fez parte do Conselho Directivo da Faculdade de Direito de Lisboa, entre 1982 e 1984, e da respectiva Assembleia de Representantes, entre 1982 e 1985. Integrou a Direcção do Conselho Nacional da Juventude em 1988. Foi membro da Direcção Nacional da JCP e dos seus organismos executivos. Integrou ainda a Assembleia Municipal da Amadora, entre 1993 e 2001, sendo actualmente membro da Assembleia Municipal de Sintra. É vice-presidente da Assembleia da República e do Grupo Parlamentar do PCP, integrando várias comissões.
Por Setúbal, o primeiro candidato da coligação é Francisco Lopes. Operário, com 53 anos, é membro da Comissão Política e do Secretariado do Comité Central do PCP. Participou nas actividades do movimento democrático e integrou a União dos Estudantes Comunistas (UEC) em 1973. Fez parte da célula da Applied Magnetics e foi membro da Comissão de Trabalhadores da empresa. Tomou parte na acção sindical no âmbito do Sindicato dos Electricistas do Distrito de Lisboa. Foi responsável da Organização Regional de Setúbal. Actualmente, é deputado da Assembleia da República, eleito pelo círculo eleitoral de Setúbal.


 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: