Homenagens na Festa do Avante!
<font color=0094E0>Exemplos para a luta que continua</font>
Soeiro Pereira Gomes

Dando continuidade às iniciativas promovidas pelo PCP por ocasião do centenário do nascimento de Soeiro Pereira Gomes, vai estar patente no Pavilhão Central da Festa do Avante uma exposição evocativa do dirigente e militante comunista, pioneiro do neorealismo em Portugal.
A doença levou-o precocemente do convívio dos seus camaradas, amigos e familiares, da luta clandestina contra o fascismo à qual se entregou sem reservas, e foi ao lado dos oprimidos contra os opressores, foi o acreditar na construção de uma sociedade justa e liberta de qualquer forma de exploração que o inspirou a escrever obras de vulto como Esteiros, Engrenagem ou Contos Vermelhos. É por isso um exemplo que perdura, o exemplo de um dedicado militante e dirigente comunista que se tornou num notável escritor.

Michel Giacometti

Michel Giacometti, o corso que descobriu Portugal vai ser lembrado na Festa do Avante! no ano em que completaria 80 anos. Mais de metade da sua vida foi passada em Portugal, dedicando-se à permanente descoberta dos lugares, usos, falares e tradições populares, captando em imagens e sons um acervo etnográfico único, isto apesar da perseguição do fascismo e de, depois do 25 de Abril, ter sido proscrito. Era comunista.

Luís Ralha e Bartolomeu Cid dos Santos

Luís Ralha e Bartolomeu Cid dos Santos, artistas plásticos cujo contributo para a arte nas suas várias disciplinas é assinalável, vão estar presentes este ano na XVI Bienal da Festa do Avante!, espaço que como nenhum outro em Portugal é expressão da democratização da arte.

Vasco Granja, Celeste Amorim e Carlos Porto

Além de um conjunto variado de espectáculos de inegável qualidade, o Avanteatro não esquece os militantes comunistas e lutadores antifascistas Vasco Granja, grande impulsionador e divulgador do cinema de animação, Celeste Amorim, membro do Coro Lopes Graça desde a sua formação, e Carlos Porto, crítico de teatro, poeta e tradutor.


 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: