Morreu Mercedes Sosa

Morreu no dia 4, com 74 anos, a cantora argentina Mercedes Sosa, uma das vozes mais importantes da música popular da América Latina.
Apelidada de La Negra pelo seus longos cabelos negros, teve um decisivo papel na renovação da música folclórica do seu país, tendo ganho três Grammys Latinos.
Militante comunista, política e socialmente empenhada, grande opositora da ditadura militar (1976-1983), a cantora esteve exilada na Europa até regressar à Argentina em 1982, poucos meses antes da queda do regime fascista dos generais.
Mercedes Sosa cantou em 1979 na Festa do Avante! no Alto da Ajuda.


Reformados de Vendas Novas convivem

Foram mais de 1250 os reformados que na última semana de Setembro participaram no tradicional almoço-convívio organizado pelo Movimento Unitário dos Reformados e Pensionistas Idosos (MURPI) de Vendas Novas, com o apoio da Câmara Municipal e Juntas de Freguesia do concelho.
Viveu-se momentos de fraternal camaradagem ao longo de cinco dias onde não faltou, além da boa gastronomia, a boa disposição e alegria estimuladas quer pelo baile quer pela actuação do Grupo de Cantares e Música Popular Portuguesa dos Reformados de Vendas Novas.


Caso dos submarinos

O Ministério Público constituiu na passada semana 10 arguidos em co-autoria por falsificação de documentos e burla qualificada no processo conhecido como «submarinos/contrapartidas».
O Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) em nota à comunicação social informa que foi também deduzido pelo MP «um pedido de indemnização cível», no montante de perto de 34 milhões de euros.
Em causa está a celebração de um contrato de contrapartidas entre o Estado Português e a German Submarine Consortium relativo à aquisição de dois submarinos em 2004, quando Durão Barroso era primeiro-ministro e Paulo Portas era ministro da Defesa Nacional.


Mais área ardida em Portugal

Cerca de 77 mil hectares de floresta e mato arderam até 30 de Setembro, seis vezes mais do que a área ardida no mesmo período de 2008. Os dados foram divulgados no dia 2 em conferência de imprensa pela Autoridade Nacional de Protecção Civil que considerou que o mês de Setembro foi o pior em termos de ocorrências (23.043 fogos), ultrapassando Agosto. Em termos de área ardida, porém, a situação inverte-se, com Agosto a registar valores que quase duplicam relativamente a Setembro (34 218 face a 19.951 hectares).
De acordo com o general Mourato Cabrita, segundo comandante-geral da GNR, quase 70 por cento dos incêndios têm origem humana, 30 por cento devem-se a causas indeterminadas e apenas um por cento a causas naturais.


Divulgar Fernando Lopes-Graça

O maestro titular do Coro Casa da Música, Paul Hillier, afirmou no Porto que Fernando Lopes-Graça é um compositor cuja obra merece um reconhecimento alargado no mundo da música.
Com uma carreira dedicada ao canto, à música coral, à direcção e à escrita na área da música, o maestro britânico falava no dia 2 no final de um ensaio daquela formação de 24 elementos para o seu concerto de estreia que teve lugar no domingo, 4, com um repertório dedicado à polifonia portuguesa e a Fernando Lopes-Graça.
Paul Hillier referiu que já conhecia Lopes-Graça mas considerou que este projecto levou a um conhecimento mais profundo da sua obra.


SPA homenageia autores

«A celebração dos autores», assim se chama a exposição que reúne informação alusiva ao trabalho de 36 criadores de um amplo universo das nossas artes e letras e que foram, todos eles, autores e sócios da Sociedade Portuguesa de Autores.
Patente na galeria Carlos Paredes, no edifício dois da SPA, em Lisboa, esta exposição é constituída por 36 painéis – um por autor – onde o visitante pode encontrar as capas de algumas das suas obras, bem como fotografias e uma pequena nota biográfica sobre cada um deles. A motivar a curiosidade está igualmente a requisição em que cada um formalizou o pedido à então Sociedade de Escritores e Compositores Teatrais Portugueses (hoje SPA) para integrar a cooperativa, invocando os motivos que justificavam a sua inscrição.
Integram a lista de homenageados nomes como Al Berto, Alexandre O´Neill, Alves Redol, António Botto, Almada Negreiros, Aquilino Ribeiro, Fernando Lopes Graça, Fernando Namora, Ferreira de Castro, Gino Saviotti, Glicínia Quartin, Henrique Viana, Ribeirinho, João Villaret, Joly Braga Santos, Luiza Neto Jorge, Maria Ondina Braga, Maria Matos, Michel Giacometti, Rómulo de Carvalho, Vasco Santana, Vianna da Motta e Vitorino Nemésio.


Resumo da Semana