O maior negócio ilícito depois das armas e da droga

A escravatura não acabou (*)

Francisco Colaço Pedro
A «crise» mundial está a fazer crescer o apetite pelo trabalho escravo: a cada dia que passa, milhares de pessoas são vendidas e forçadas a trabalhar ou a prostituir-se. O tráfico de seres humanos, escravatura dos tempos modernos, está a aumentar por todo o Mundo. A maior parte das histórias não são tão espectaculares – e não têm final feliz.

O artigo completo está disponível na edição impressa ou por assinatura on-line



Já é assinante ou comprou o Avante! esta semana?
Inicie sessão




Mais artigos de: Temas

Insatisfação reina no capitalismo

A insatisfação com o capitalismo é generalizada. As movimentações de massas, os protestos e revoltas populares, a crescente luta dos trabalhadores contra mais e maior exploração, e o reforço do apoio aos que propõem projectos democráticos e de soberania nacional, progressistas e até revolucionários já nos indicavam este facto. Agora é uma pesquisa difundida pela BBC que confirma que só uma pequena minoria defende o sistema tal como é apresentado - triunfante e cheio de futuro - pela propaganda das classe dominantes.

O discurso da hipocrisia imperial

Talvez nenhum outro Prémio Nobel da Paz tenha suscitado tão ampla e justa polémica a nível mundial como o atribuído a Barack Obama. Admito que pelo tempo adiante o discurso que ele pronunciou em Oslo, a 10 de Dezembro p.p., ao recebê-lo será recordado como o discurso da hipocrisia imperial.