Solidários com Cuba

A Associação de Amizade Portugal-Cuba (AAPC) esteve presente no III Encontro Intercultural de Saberes e Sabores, realizado no Pavilhão Municipal do Alto do Moinho, em Corroios, Seixal.
No stand da Associação, esteve patente uma exposição comemorativa dos 50 anos da revolução cubana e foram projectadas imagens da campanha de recolha de alimentos, lançada em Portugal em 2008, com o objectivo de auxiliar o povo cubano a fazer face aos efeitos catastróficos dos furacões Ike e Gustav pela ilha.
Os visitantes do espaço da AAPC puderam ainda subscrever um postal destinado ao presidente norte-americano, Barack Obama, exigindo o fim do bloqueio contra Cuba e pela libertação dos Cinco patriotas cubanos presos injustamente há 12 anos nos EUA.
Durante o III Encontro Intercultural, realizou-se ainda uma noite cubana, que abriu a iniciativ


«Erótica & Satírica» por Joaquim Lagoeiro

Já se encontra nos escaparates livreiros o novo livro do romancista, poeta e cronista Joaquim Lagoeiro. «Erótica & Satírica – Sonetos de Amor e de Escárnio» reúne cerca de 80 poemas do autor.
Lagoeiro tem uma vasta obra publicada desde 1947, dos quais se contam 16 romances, 5 contos e novelas, 2 contos infantis, 2 crónicas linguísticas e 3 livros de poesia.


Maria Velho da Costa vence prémio

O romance «Myra» valeu à escritora portuguesa Maria Velho da Costa o Prémio Literário Casino da Póvoa, que nos anos par agracia obras em prosa, e nos anos ímpar distingue obras poéticas. O anúncio foi feito na abertura das Correntes d’Escritas, iniciativa que reuniu na Póvoa de Varzim cerca de 65 escritores.
A obra de Maria Velho da Costa foi seleccionada pelo júri - composto por Carlos Vaz Marques, Dulce Maria Cardoso, Fernando Martinho, Patrícia Reis e Vergílio Alberto Vieira - de entre um total de 160 livros de autores de língua portuguesa, castelhana e hispânica.
Na ocasião, a organização revelou ainda os vencedores do Prémio Literário Correntes d’Escritas /Papelaria Lotus, galardão ao qual concorreram 72 contos de jovens entre os 15 e os 18 anos de países de expressão portuguesa. «História do velho entristecido com a vida», de Miguel Rocha Pinto, foi o vencedor.
Já no Prémio Conto Infantil Ilustrado Correntes d’Escritas /Porto Editora, atribuído a escolas e alunos do 4.º ano do ensino básico, o vencedor foi «A Casa Misteriosa», dos alunos da Escola de São João de Deus, de Estarreja.


Desemprego não pára de subir

A destruição de postos de trabalho em Portugal registou um novo aumento no primeiro mês deste ano. Segundo os dados do Eurostat, o nosso país tem já a sexta taxa de desemprego mais elevada dos 27 estados-membro da UE.
Em Novembro e Dezembro de 2009, a taxa em todo o território nacional era de 10,3 por cento. Agora, a cifra cresceu 0,2 por cento para os 10,5 por cento. Face ao mesmo período do ano passado, a taxa escalou 2 pontos percentuais, diz o gabinete estatístico da UE.
Quanto ao conjunto dos países da UE, o Eurostat revela que o desemprego se manteve nos 9,9 por cento pelo terceiro mês consecutivo nos países aderentes à moeda única, enquanto que no conjunto do 27 verificou-se o aumento de uma décima na taxa para os 9,5 por cento.
O Eurostat estima que em Janeiro existiam quase 23 milhões de desempregados na UE, quase 70 por cento dos quais nos países da chamada zona euro.


Transformar é possível

No âmbito da preparação do 9.º Congresso da JCP, realizou-se, sábado, com o lema «Transformar é possível, com a luta da juventude!», o 10.º Encontro da Organização Regional do Porto. Esta iniciativa, precedida de uma ampla discussão da Proposta de Resolução Política, foi o culminar de semanas de trabalho de propaganda, consciencialização e mobilização.
No encontro estiveram mais de 50 jovens comunistas que apresentaram propostas e fizeram intervenções sobre os vários colectivos e planos de intervenção. Foram ainda aprovadas, por unanimidade, para além da Resolução Política e da nova Comissão Regional, duas moções, de apelo à luta dos jovens trabalhadores, no dia 26 de Março, e contra a NATO. Num ambiente de grande alegria, solidariedade e combatividade, que culminou com um jantar, recrutaram-se três novos militantes.
Na quinta-feira, no Centro de Trabalho Vitória, em Lisboa, cerca de 30 militantes e amigos da JCP participaram num debate/jantar com Sérgio Ribeiro, do Comité Central do PCP. Uma iniciativa, organizada pelo Colectivo do Instituto Superior de Economia e Gestão, que serviu para discutir, numa perspectiva marxista, o «porquê das crises capitalistas, as suas consequências e as soluções de esquerda para a resolução».


Resumo da Semana