Contra a destruição do estaleiro público e de direitos

Arsenal do Alfeite faz falta ao País

Luís Gomes

A privatização do Arsenal do Alfeite prejudica gravemente os trabalhadores e resulta na destruição de um importante segmento da indústria naval. Ameaçados com a «mobilidade especial», os trabalhadores foram forçados a aceitar um «acordo», sob ameaças e chantagens várias.


O artigo completo está disponível na edição impressa ou por assinatura on-line



Já é assinante ou comprou o Avante! esta semana?
Inicie sessão




Mais artigos de: Temas

A revisão constitucional

Vai para 10 anos que o PCP tornou claro que estava em curso um processo tendente à substituição, nos conceitos e na prática, da doutrina constitucional sobre defesa nacional e segurança interna (1). Desde essa altura para cá, não mais esse desiderato foi abandonado pelos sucessivos governos e outros órgãos e estruturas que directa ou indirectamente tratam destas matérias e, independentemente, da maior ou menor intensidade mediática.

Os investimentos públicos e a produção nacional

Como é do conhecimento geral, está prevista a realização ou a continuação de um conjunto de empreendimentos públicos e privados de grande porte, de que se destacam o comboio de alta velocidade – incluindo neste projecto e organicamente a Terceira Travessia do Tejo (TTT) –, o Novo Aeroporto de Lisboa (NAL), o Programa Nacional de Barragens de Elevado Potencial Hidroeléctrico (PNBEPH), bem como importantes expansões dos metropolitanos de Lisboa e do Porto, e obras nas vias convencionais de caminhos-de-ferro e aquisição de novo material de circulante pela CP.

Para vencer todas as armas contam

A razão que, há quatro anos, motivou o trabalhador da Dyrup a recusar a indemnização que a empresa já lhe tinha depositado na conta e a contestar o despedimento foi reconhecida, no final de Março, pelo Supremo Tribunal de Justiça. Ontem Manuel Formas completou o primeiro mês de reintegração no seu posto de trabalho.

Com o coordenador do seu sindicato e camarada de Partido, Delfim Mendes, um dos que acompanharam mais de perto o caso, recorda e comenta aqui esta história que terminou em vitória.