9.º Congresso da JCP

Rumo ao socialismo e ao comunismo!

Sob o lema «Com a luta da juventude, construir o futuro!», realizou-se este fim-de-semana, no Pavilhão do Casal Vistoso, em Lisboa, o 9.º Congresso da JCP. Foram dois dias de intensa discussão, com fortes críticas à política de direita dos sucessivos governos, que desencadearam, ao longos dos últimos anos, uma forte ofensiva contra o emprego com direitos e à escola pública, gratuita, democrática e para todos.

A encerrar os trabalhos, Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP, valorizou o órgão máximo dos jovens comunistas, «um momento de construção colectiva e de reflexão crítica sobre a evolução do País, do mundo e da situação da juventude».


O artigo completo está disponível na edição impressa ou por assinatura on-line



Já é assinante ou comprou o Avante! esta semana?
Inicie sessão




Mais artigos de: Em Foco

Aqui estão os que não se rendem


 

O PCP reafirmou, no dia 20, a sua determinação em dar combate às medidas inscritas no PEC, bem como às que foram acrescentadas depois, na sequência do acordo entre o Governo e o PSD. Que este será forte e decidido ficou claro na acção nacional e no vibrante comício da Voz do Operário realizados nesse dia.

A trilhar os caminhos do futuro

A encerrar o Congresso da JCP, Jerónimo de Sousa manifestou confiança na capacidade dos jovens comunistas cumprirem o lema do Congresso e, com a luta da juventude, ajudarem à construção do futuro (publicamos em seguida excertos da intervenção).

Lutamos e lutaremos para transformar o mundo!

No segundo dia dos trabalhos foi apresentado e aprovado por todos os delegados ao 9.º Congresso da JCP um Manifesto à Juventude Portuguesa que apela à luta de todos por uma sociedade livre, participativa, de igualdade, de progresso social.