Avante com o desporto!

A Festa do Avante, que se realiza no primeiro fim-de-semana de Setembro, é também desporto, o que é visível nas inúmeras provas e iniciativas desportivas que ali acontecem e que passam, entre outros, por torneios, demonstrações e exibições de futsal, andebol, yoga, matraquilhos, boxe e kikboxing, slide, escalada, xadrez, damas, dominó, jogos tradicionais, jogos de boccia, malha e paraquedismo. Naquele espaço, situado junto à entrada da Medideira, com o objectivo de fomentar o desporto de massas alargando-o a toda a população, terão ainda lugar festivais de patinagem artística e de hip-hop, assim como uma gala de danças de salão.

Iniciativas que não acontecem apenas naqueles três dias e que saltam para a rua logo em Abril, com as jornadas desportivas de promoção do maior evento político-cultural do País.

 

Image 5325

O Avante! foi conhecer a equipa responsável pelo desporto na Festa, um grupo que está ligado, na sua vida, de mente e coração, às modalidades amadoras e ao desporto de massas, e que faz parte da Comissão Nacional de Desporto da Festa do Avante. «Sem esta colaboração não seria impossível, mas seria muito difícil realizarmos todas estas iniciativas e torneios com a qualidade com que estão a ser feitas», afirmou Brázio Romeiroao Órgão Central do PCP.

 

Entre essas iniciativas está o «IV Avante Jovem», um torneio de futsal, organizado em parceria com o Clube Recreativo do Fogueteiro, direccionado para atletas dos nove aos 10 anos, onde já se disputaram os jogos de apuramento para as finais que terão lugar na Festa. Ao todo, participaram 1322 jovens, em representação de 51 colectividades dos concelhos de Almada, Seixal, Barreiro, Sesimbra e Setúbal.

Uma experiência retirada de um torneio que o clube organiza há seis anos, e que é já hoje um sucesso em termos de participações. «O "Avante Jovem" não é mais nem menos do que o seguimento do nosso torneio», informou Manuel Santos, presidente do Clube Recreativo do Fogueteiro, que agradeceu «a confiança» depositada pela Festa naquele grupo de trabalho, onde estão cerca de dez pessoas.

Contente com os resultados até aqui alcançados, Manuel Santos diz, no entanto, querer mais, e, já a pensar no próximo ano, afirma que o «Avante Jovem» poderá chegar «um pouco mais longe em quantidade de equipas», nomeadamente de Lisboa, havendo muitas, nomeadamente o Belenenses, que «já demonstraram interesse em participar no torneio».

Em parceria com o clube do Fogueteiro foi ainda organizado, pelo terceiro ano consecutivo, um Torneio de Futebol de Praia na Praia do Ouro, em Sesimbra, que contou com a participação de seis equipas e de alguns jogadores do top nacional. Entre eles, destacou António Mata, esteve Durval, da Selecção Nacional de Futebol de Praia. «Outros jogadores da Selecção Nacional manifestaram já interesse em participar em futuros torneios da Festa do Avante!», garantiu.

Image 5327

Conhecer os problemas dos trabalhadores

No dia 4 de Setembro vão ainda disputar-se as finais do Torneio de Futsal Sénior, com as equipas vencedoras dos torneios realizados em Viseu, Lisboa e Setúbal. «Mais uma vez, o PCP consegue trazer a esta Festa um núcleo desportivo que é do melhor que existe», sublinhou Paulo Júnior, dando conta da «competição saudável» que foi este torneio que, para o ano, poderá contar «com um torneio ou uma final ao nível feminino».

O torneio de Setúbal, dirigido às empresas, teve a participação de 24 equipas, cerca de 150 trabalhadores, dos concelhos de Almada, Seixal, Setúbal e Barreiro, e teve como vencedor a equipa do Águias de São Gabriel de Setúbal. «O mais importante deste torneio é o contacto dos trabalhadores com o Partido, e o contacto do Partido com os trabalhadores. Não foi fácil organizar um torneio de futsal das empresas, até pela especificidade que se vive hoje no mundo do trabalho, com a desregulamentação dos horários», lamentou Carlos Fernandes, destacando, em relação ao torneio, «a grande abrangência em termos de sectores profissionais».

«Apesar da componente competitiva, conseguimos, ainda assim, transmitir aos trabalhadores quais eram os princípios que o PCP tinha ao realizar esta iniciativa. Esta foi uma oportunidade muito importante para reunirmos e discutirmos com os trabalhadores, para além da componente do desporto, as propostas do Partido e ouvirmos os problemas dos trabalhadores», destacou.

Por seu lado, Álvaro Bizarro salientou o quão «gratificante» é fazer este torneio, que já acontece há quatro anos e já é reconhecido por todos. Falou ainda da necessidade de lembrar a Festa, através de iniciativas deste tipo, durante todo o ano. «Quanto mais gente tivermos ao nosso redor, mais força terá o PCP», frisou, acrescentando: «Há pessoas que estão a participar só para virem ver com os seus próprios olhos o que é a Festa do Avante».

 

Image 5326

Pedalar para promover

No dia 29 de Agosto terá lugar um Passeio de Cicloturismo, iniciativa organizada pela Associação dos Serviços Sociais dos Trabalhadores das Autarquias do Concelho do Seixal. Ao Avante!, Manuel Catarino revelou que aquela prova, com partida às 9 horas da Quinta da Atalaia, terá um trajecto de 70,6 quilómetros e irá percorrer os concelhos de Almada, Seixal, Sesimbra e Barreiro. A inscrição é gratuita. Para participar, ironizou, os interessados «só têm que ter uma bicicleta e boa disposição».

Sobre este ponto, Brázio Romeiro salientou a «grande colaboração» das forças de segurança ao longo do percurso, o que «tem contribuído para que as coisas decorram sem incidentes».

O Passeio de Cicloturismo não é uma prova desportiva, nem de velocidade, mas sim um passeio informal de cicloturismo, pelo que se pede que sejam cumpridas as regras de solidariedade para os que rolam com mais dificuldades, contribuindo-se, deste modo, para uma sã camaradagem, bom convívio e apreciação da natureza e do ambiente.

Esta prova destina-se a todos os cicloturistas, masculinos e femininos, com mais de 12 anos de idade (no caso de menores quando autorizados pelos pais), e poderá ser participado por grupos (cujo número de participantes é limitado) ou individualmente.

No final haverá medalhas para toda a gente, um troféu para o mais idoso e idosa, para o mais novo e nova, para a equipa mais distante, para a equipa mais numerosa, assim como para todas as equipas.

No dia 8 de Agosto terá lugar um outro passeio, denominado «Ciclofesta», com partida e chegada a Colares, que vai percorrer várias ruas do concelho de Sintra.

Aumento de participações

Está ainda a decorrer o 5.º Campeonato de Malha Tradicional em Terra Batida que, tal como em outros anos, é organizado em parceria com a sessão de malha do Clube Recreativo da Cruz de Pau, nas modalidades de 11 metros (masculinos com 44 equipas) e de nove metros (femininos com 24 equipas). «Este ano temos em média 317 participações. Em 2009 participaram 158», informou Felício, que se mostrou muito contente com o aumento das inscrições. Até à Festa, realiza-se ainda o Campeonato de Chinquilho de Malha Grande (Grupo Desportivo Estrelas de Algeruz/Palmela), o Torneio de Chinquilho de Malha Pequena (Cooperativa de Consumo - Pluricoop de Alhos Vedros) e o Torneio de Malha Corrida (Concelhia do PCP de Santiago do Cacém).

Organizado pela Comissão Concelhia de Alcochete do PCP, em colaboração com o Grupo Casa da Malta e Associação de Pescadores de Alcochete, realiza-se, no dia 28 de Agosto, às 15 horas, na Muralha Ribeirinha junto ao Jardim de Alcochete, um Concurso de Pesca.

 

Image 5323

Espaço de participação para todos

 

Victor Fonseca destacou algumas das modalidades que vão encantar miúdos e graúdos, que passam, por exemplo, por uma Gala de Artes Marciais, pela escalada e pela parede de slide, que só no ano passado teve 500 descidas. «Este ano queremos fazer mais», afiançou.

Também o paraquedismo vai ser reforçado. No domingo, ao final da tarde, 12 paraquedistas vão aterrar junto ao lago da Festa. Enquanto se espera por aqueles «homens» vindos do céu, «para matar o tempo morto», vai ainda haver aeromodelismo.

Mais em cima, junto ao Polidesportivo, serão colocadas bancadas junto ao ringue, de modo a que o visitante assista mais comodamente aos combates de boxe, kickboxing e muay thai.

Ali perto, existirá ainda uma zona de matraquilhos aberta à participação de todos. «O ano passado realizámos um torneio de promoção. Este ano teremos uma fase final com os super-campeões. Pelas minhas contas vamos movimentar, só em matraquilhos, cerca de cinco mil participantes», disse Victor Fonseca.

Nos três dias de Festa, o visitante, para além de uma vasta panóplia de actividades, vai ainda poder assistir a várias modalidades de desporto para deficientes. «Esta é uma mensagem muito clara da atenção, do carinho, que as pessoas portadoras de deficiência nos merecem. Trazer desporto adaptado à Festa revela a preocupação que temos com a sua situação social, mostrando que este é um espaço de participação para todos», disse Brázio Romeiro.

 

Image 5324

23.ª Corrida da Festa

 

No dia 5 de Setembro realiza-se, como habitualmente, a 23.ª Corrida da Festa, uma prova aberta, de participação voluntária, destinada a participantes de ambos os sexos, representantes de clubes federados ou não, ou atletas individuais.

Com esta grande iniciativa, organizada por uma comissão integrada na Comissão Nacional de Desporto da Festa do Avante, pretende-se divulgar a prática do desporto e particularmente da corrida, como elemento essencial para a formação física das crianças e dos jovens, numa perspectiva educativa, e para a manutenção da saúde e do normal equilíbrio psicológico dos participantes.

«Esta corrida, a primeira depois das férias, está profundamente enraizada nos clubes», afirmou Joaquim Maia, valorizando o «cariz totalmente popular da prova», que este ano vai sofrer algumas inovações, nomeadamente no trajecto, que se desenrolará à volta da Baía do Seixal, no horário da partida, que será às 9.15 horas (quando na edição anterior foi às 9.30 horas), e na distância, com mais 500 metros, dez mil e 500 no total, o que poderá «diluir mais a chegado dos atletas».

A meta será, como sempre, junto ao lago, dentro da Festa do Avante. As inscrições são gratuitas e deverão ser efectuadas até 31 de Agosto, através da morada «Corrida da Festa do Avante, Quinta da Atalaia, Av. Baia Natural do Seixal, 2845-415, Amora, Seixal». Os interessados em participar poderão ainda inscrever-se por telefone (212224000) e e-mail (festavante@mail.telepac.pt).

 





 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: