- Edição Nº1930  -  26-11-2010

A solução é o socialismo

A intervenção do Fundo Monetário Internacional e da União Europeia nas finanças públicas da Irlanda é considerada pelo Sinn Fein, como «a prova clara do fracasso absoluto» das políticas capitalistas do governo de centro direita, apoiado pelo Fianna Fáil.

Fergal Moore, vice-presidente do Sinn Fein, alerta em comunicado que «o FMI e os funcionários da UE vão criar una ditadura capitalista sem nenhuma fachada de democracia».

Denunciando os cortes massivos no sector público, novos impostos e a venda do que resta do património do Estado, o Sinn Fein considera que «a solução dos problemas económicos actuais é a criação de uma nova Irlanda, baseada nos princípios socialistas, com todas as instituições bancárias e financeiras sob controlo social».

«Só com a destruição do actual sistema baseado na agiotagem, no clientelismo e na demagogia da classe capitalista, será possível a construção de uma Irlanda que valorize realmente todos os seus filhos por igual. Só uma solução socialista será capaz de resolver este problema causado pelo capitalismo».