Aconteu
<iSMillennium BCP</i> quis espiar o Irão

O presidente do Banco Comercial Português, Carlos Santos Ferreira, propôs, em Fevereiro deste ano, à Embaixada dos EUA em Lisboa, um acordo com a Casa Branca para fazer negócios com o Irão em troca de serviços de espionagem.

Segundo revelou o diário espanhol El Pais, no domingo, 13, o banco desenvolve contactos com Teerão, desde 2009, com vista ao estabelecimento de relações comerciais.

Contudo, dadas as restrições impostas pela União Europeia e as sanções da ONU contra aquele país, o banqueiro português terá optado por propor um entendimento em que Washington também teria algo a ganhar.

Agindo com o conhecimento do primeiro-ministro, José Sócrates, e de altos funcionários do Governo, Santos Ferreira explicou à conselheira da embaixada que «desejava estabelecer uma relação com o Irão para ajudar o governo dos EUA a rastrear fundos e actividades financeiras iranianas».

Concretamente manifestou-se disposto a que «o governo dos EUA controle as contas iranianas no Millennium», mediante um sistema satisfatório para ambas as partes, segundo refere o telegrama da embaixada norte-americana, com data de 11 de Fevereiro, cedido pelo Wikileaks ao El País.


ONU critica ataques a <i>Wikileaks</i>

Image 6278

A alta comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Navi Pillay, manifestou, dia 9, a sua preocupação face às pressões que têm sido feitas sobre empresas para que cessem a prestação de serviços ao site Wikileaks.

Para esta responsável, tais medidas podem ser interpretadas como uma tentativa de impedir as publicações do referido site, constituindo assim uma violação do direito à liberdade de imprensa.

«Se Wikileaks cometeu algum acto ilegal, o sistema judicial encarregar-se-á do assunto, mas tal não deve ser feito através de pressões e intimidação de terceiros», acrescentou Pillay, notando ainda que se levantam «complexas questões que dizem respeito aos Direitos Humanos a propósito do equilíbrio entre a liberdade de informação, o direito de ser informado e a necessidade de proteger a segurança nacional ou a ordem pública».

Na semana em que Julian Assange foi detido em Londres, dia 7, após a justiça sueca ter emitido um mandado de captura por alegadas «agressões sexuais», por todo o mundo registaram-se manifestações de solidariedade com fundador do site que divulgou recentemente mais 250 mil documentos secretos.


Novo volume dos diários<br>de José Gomes Ferreira


Assinalados 12 anos da<br>atribuição do Nobel a Saramago

A Fundação José Saramago promoveu, dia 10, uma sessão comemorativa dos 12 anos da atribuição do Prémio Nobel ao escritor português. A iniciativa, que pretendeu ainda evocar os 62 anos da Declaração Universal dos Direitos do Homem, decorreu no Palácio Galveias, juntando amigos e jornalistas que cobriram a histórica cerimónia de 1998, em Estocolmo, onde a literatura portuguesa foi pela primeira vez distinguida com o prestigiado galardão.


Transgénicos perdem terreno em Portugal

Image 6277

Segundo dados do Ministério da Agricultura divulgados recentemente, o cultivo do milho transgénico está a perder adeptos no nosso País. Este ano, pela primeira vez desde que foi introduzida esta variedade em 2005, a área de sementeira de transgénicos baixou em relação à época anterior, tendo representado apenas 3,7 por cento da área dedicada ao cultivo de milho.

Como sublinha a Plataforma Transgénicos Fora, estrutura integrada por várias organizações, designadamente a Confederação Nacional da Agricultura, «numerosos produtores nacionais estão a desinteressar-se pelas sementes geneticamente modificadas depois de as terem experimentado».

Esta realidade era sobretudo visível no Alentejo, região que mais cultiva transgénicos, onde cerca de 30 por cento dos produtores desistiram este ano desta cultura, depois de já em 2008 cerca de metade das herdades alentejanas a terem abandonado.

Outra novidade salientada pela Plataforma é que o Algarve deixou de ter cultivos transgénicos, uma vez que a única exploração que o fazia ter cessado esta produção.



Resumo da Semana
Frases