Aconteu
Carta aberta à ministra da Saúde

Numa audiência realizada no dia 1 de Março, o Movimento Democrático de Mulheres (MDM) entregou uma carta à ministra da Saúde, manifestando o seu desagrado com as políticas de saúde adoptadas pelo Governo PS, tão prejudiciais à saúde das mulheres portuguesas e ao Serviço Nacional de Saúde. «A progressiva degradação do SNS que se tem vindo a acentuar, nos últimos anos, ainda assume aspectos mais graves com as últimas medidas governamentais aprovadas no Orçamento do Estado (OE) para 2011», acusa o MDM, que manifesta «preocupação» quanto «às previsíveis consequências das medidas económicas e sociais deste OE, que serão muito gravosas para a maioria das famílias portuguesas».

Na carta, informa-se ainda que «os portugueses são dos povos que mais gastam com a saúde» e que, actualmente, «mais de um milhão de utentes não têm médico de família».


Morreu Alberto Granado

O bioquímico argentino Alberto Granado, que acompanhou Ernesto Che Guevara durante uma viagem de mota por diversos países da América do Sul nos anos 50, morreu sábado em Havana aos 88 anos. Granado, que nasceu em Córdoba (Argentina) em 1922 e vivia desde 1961 em Cuba, morreu de causas naturais.

Amigo de infância de Che Guevara, acompanhou, em 1952, o médico e guerrilheiro numa viagem de mota pela América do Sul, um périplo que despertou a consciência política de Guevara. Durante nove meses, a mota de Granado, «La Poderosa», percorreu uma boa parte da América do Sul. Os companheiros de viagem separaram-se depois na Venezuela.

Em 2004, a aventura dos dois amigos foi retratada no grande ecrã no filme «Diários de Che Guevara», do realizador brasileiro Walter Salles.

Após esta viagem, Granado regressou à Argentina para trabalhar como bioquímico, mas depois do triunfo da Revolução Cubana Che Guevara convidou-o para ir viver para Havana.


Ouro e prata para Portugal

O português Francis Obikwelu sagrou-se campeão da Europa dos 60 metros nos Campeonatos de Pista Coberta de Atletismo, em Paris, com o tempo de 6,53 segundos. A marca é novo recorde nacional e melhor marca europeia do ano.

Obikwelu, 32 anos, bateu por apenas um centésimo de segundo o britânico Dwain Chambers (6,54 segundos), que defendia o título, e o francês Christophe Lemaitre (6,58).

Esta é a primeira medalha em provas de pista coberta para Obikwelu, depois de se ter naturalizado português, uma vez que tinha ganho o bronze nos 200 metros do Mundial de 1997, ainda pela Nigéria.

O grande momento da carreira de Obikwelu aconteceu em 2004, quando conquistou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Atenas.

Naide Gomes conquistou, por seu lado, a sua quarta medalha em campeonatos da Europa em pista coberta, ao saltar para a prata com a marca da 6,79 metros.


Cameron renuncia à venda das florestas

Cedendo à oposição crescente da opinião pública, o governo britânico anunciou, em 17 de Fevereiro, que desiste do projecto de privatização do domínio florestal do país, uma das medidas previstas para reduzir o défice das contas públicas.

Mesmo depois de os opositores terem demonstrado que o negócio era ruinoso para o Estado, para além das graves consequências que teria na preservação do património natural, o primeiro-ministro continuou a insistir no projecto, alegando que era uma forma de construir a sua «Big Society», na qual as comunidades serão supostamente chamadas a assumir funções e responsabilidades que o Estado tem dificuldade em cumprir.

Porém, David Cameron foi incapaz de conter a onda de indignação: mais de 530 mil britânicos assinaram uma petição contra a medida, enquanto as sondagens revelavam uma maioria esmagadora de 80 por cento de opositores.

A ideia, porém, não é nova. Já Margaret Thatcher e depois John Major tinham feito tentativas semelhantes que esbarraram com a contestação popular.


Vida fora da Terra

Um astrobiólogo da NASA afirmou ter encontrado provas da existência de vida fora da Terra, em fósseis de bactérias encontrados num fragmento de meteorito. Richard Hoover, investigador da Agência Espacial Norte-Americana, interpreta esta sua descoberta como «um indício de que a vida está distribuída de uma forma mais ampla e que não se restringe em exclusivo à Terra».

O cientista chegou a esta conclusão depois de mais de uma década dedicada a estudar um tipo de meteorito extremamente raro, encontrado em áreas remotas como Antárctida, Sibéria e Alasca, susceptível de conter vestígios de água e microorganismos terrestres e extra-terrestres.

Richard Hoover é considerado como um dos mais reputados investigadores da astrobiologia na NASA e o seu estudo científico reabre a discussão sobre a existência de formas de vida no Universo.



Resumo da Semana
Frases