Extractos da intervenção de Jerónimo de Sousa

Mudanças reais têm de ser conquistadas a pulso

(...) O nosso debate realiza-se num momento especialmente delicado e importante da situação económica, social e política em Portugal. Um momento demonstrativo do quão fundas e negativas podem ser as consequências de duas...

O artigo completo está disponível na edição impressa ou por assinatura on-line



Já é assinante ou comprou o Avante! esta semana?
Inicie sessão




Mais artigos de: Em Foco

A solução está na luta dos povos

Depois do fracasso dos dispendiosos planos de «relançamento», e desfeitas as persistentes miragens da «retoma», as potências imperialistas em declínio afundam-se cada vez mais na crise económica, repercutindo os efeitos mais graves sobre os países dependentes, como Portugal, mas já sem poupar os próprios povos que, por toda a parte, se levantam contra a degradação sem precedentes das suas condições de vida. Haverá alternativas à crise? A esta questão o debate promovido pelo PCP e pelo Grupo da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Verde Nórdica, dia 25, na Casa do Alentejo, deu uma resposta cabal.

Três décadas e meia de recuperação capitalista

Durante o debate promovido pelo PCP e GUE/NGL, vários intervenientes debruçaram-se sobre o rumo neoliberal seguido nas últimas três décadas e meia em Portugal, que permitiu a restauração do capital monopolista, destruindo pelo caminho o aparelho produtivo, as pescas e a agricultura.