Novo livro esta semana
<i>Assim Foi Temperado o Aço</i>

Sai para a semana o novo título da Biblioteca Avante!. Trata-se do célebre romance Assim Foi Temperado o Aço, cujo autor, Nikolai Ostróvski, foi definido desta forma pelo grande escritor Romain Rolland: «As mais importantes obras de arte de uma revolução são os homens por ela produzidos. De entre a explosão de vida nova que fende a terra convulsionada vê-se surgirem almas de fogo, como hinos que enchem o ar de clamores de fé e cujos ecos se prolongam muito para além do desaparecimento de tais homens. Nikolai Ostróvski foi um desses homens, um desses hinos de vida ardente e de heroísmo.»

Depois dos graves ferimentos sofridos nas frentes da guerra civil russa – que opôs os bolcheviques aos exércitos brancos aliados a tropas de vários países capitalistas ,– Ostróvski (1904-1936), na altura com 20 anos, começou a perder a vista e viu-se condenado à imobilidade. Foi nessas difíceis condições que escreveu Assim Foi Temperado o Aço, romance que se baseia em factos e personagens reais e cujo protagonista, Pável Kortchaguine, se inspira na vida do próprio Ostróvski.

O livro traça, com grande qualidade literária, o quadro empolgante do esforço desenvolvido para que o jovem Estado soviético se tivesse podido afirmar. A força dos grandes ideais revolucionários, o papel da classe operária, o verdadeiro amor à pátria e ao povo são valores que atingem elevado nível nesta obra de Nikolai Ostróvski, sucessivamente editada em dezenas de países.

O livro, será distribuído com o Avante!, tem preço de capa de 9.50 euros.


 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: