Medicina, terapias e poder: ciência e historicismo

Luís Coelho

Sabidamente, é quase inútil procurar encontrar uma ordem racional no discurso histórico. A História é feita de factos, mas qualquer tentativa de os categorizar conduz-nos comummente a um relativismo inescapável, o qual apela a um conjunto intrincado de relações entre os homens, as facções e os interesses.


O artigo completo está disponível na edição impressa ou por assinatura on-line



Já é assinante ou comprou o Avante! esta semana?
Inicie sessão




Mais artigos de: Temas

Trabalhadores exigem respeito

O aumento dos horários de trabalho dos trabalhadores do sector das grandes superfícies comerciais está a provocar um inadmissível retrocesso civilizacional, alertaram os participantes numa sessão-debate do Sindicato do Comércio que assinalou o 40.º aniversário da luta dos caixeiros de Lisboa pela semana inglesa. Uma greve está marcada para a Páscoa.

O <i>BCE</i> financia a especulação dos bancos

O BCE está a financiar a especulação dos bancos. A banca em Portugal, em apenas três anos, já lucrou com isso 3828 milhões € à custa das famílias, das empresas e do Estado. O dilema actual é: ou esta situação é alterada rapidamente ou o País tem de sair da Zona Euro.

A fiscalidade ao serviço de uma maior justiça social

«Os impostos indirectos tratam todos pela mesma medida, tanto pobres como ricos, razão por que são, neste aspecto, mais injustos. É essa, aliás, a razão por que eu nunca concordei em taxar cada vez mais os impostos indirectos, nomeadamente o IVA».