Aconteu
Baía dos Porcos foi há 50 anos

Image 7342

Em 16 e Abril de 1961, os Estados Unidos desencadearam uma operação militar contra Cuba revolucionária que ficou na história como a invasão da Baía dos Porcos (ou Praia Giron).

Forças mercenárias contra-revolucionárias, organizadas e treinadas pela CIA e apoiadas pelas forças navais e aéreas norte-americanas, desembarcaram na ilha para tentar estabelecer uma testa-de-ponte, controlar um território «libertado», para aí criar um governo provisório que seria imediatamente reconhecido por Washington, desejoso de pôr fim à jovem revolução.

O plano imperialista começou a ser urdido logo em 1959, por iniciativa do então vice-presidente, Richard Nixon, que incumbiu a sua concepção aos irmãos Dules, Foster e Allen, respectivamente secretário de Estado e director da CIA.

Mas foi já com o «democrata» John F. Kennedy na Casa Branca que o «Project Cuba» avançou, resultando num enorme fracasso. O corpo intervencionista foi derrotado em três dias de combates. As forças cubanas fizeram mais de uma centena de baixas no inimigo e no final capturaram cerca de 1200 mercenários.

Nesses dias, o povo cubano defendeu a sua revolução e isto foi a maior derrota para o imperialismo que contava com uma quinta coluna inexistente. Meio século depois, no dia em que o Partido Comunista de Cuba iniciou os trabalhos do seu VI Congresso, o povo cubano voltou a sair à rua para comemorar a sua histórica vitória, reafirmando que, apesar do odioso bloqueio económico imposto como vingança, a revolução continua viva e a dar passos em frente.


Municípios de Setúbal<br> renovam festa desportiva

Image 7344

O município do Seixal apresentou, dia 13, a segunda edição dos Jogos do Futuro, numa conferência de imprensa que contou com a presença de Paulo Bento, Seleccionador Nacional, patrono da iniciativa, de Alfredo Monteiro, presidente da Associação de Municípios da Região de Setúbal e da CM do Seixal, e de Joaquim Santos, vice-presidente da CM do Seixal.

A decorrer de 27 a 29 de Maio, nos nove municípios da região, as actividades desportivas, nas vertentes competitiva e de convívio, incluem modalidades como futebol, basquetebol, ténis de mesa, artes marciais, hóquei em patins, natação, xadrez, atletismo, entre outras.

Esta grande festa bianual do desporto é fruto da organização conjunta das autarquias da região de Setúbal, do movimento associativo popular, escolas e associações distritais de modalidades aderentes.


CNA contra a «lei das sementes»

A Confederação Nacional da Agricultura reafirmou, dia 15, o direito dos agricultores à «reprodução, conservação e posterior utilização de sementes de variedades convencionais» na União Europeia

Em comunicado emitido no âmbito das comemorações do Dia Internacional de Luta Camponesa, a CNA manifesta a sua oposição à chamada Lei das Sementes, que está a ser preparada pela Comissão Europeia: «Ao que tudo indica, constituirá mais um ataque às sementes tradicionais em favor das sementes industriais, como sejam as sementes transgénicas patenteadas e privatizadas pelas multinacionais do ramo».

A organização acrescenta que «sob o pretexto da eliminação de concorrência desleal, de um mercado justo e da protecção da saúde pública, pretende-se agora ilegalizar a reprodução, conservação e posterior utilização de sementes de variedades convencionais e não registadas».

O Dia de Luta Camponesa, assinalado no domingo, 17, realiza-se anualmente em homenagem a 19 trabalhadores rurais, membros do Movimento dos Sem-Terra do Brasil, assassinados a 17 de Abril de 1996, no estado brasileiro do Pará. Esta é uma data de luta pelo «acesso dos agricultores à terra, água, sementes, espécies e raças autóctones», afirma a CNA.


Corpo de Allende exumado

Image 7343

Os restos mortais do ex-presidente Salvador Allende vão ser exumados, na segunda quinzena de Maio, para a realização de uma nova autópsia com o objectivo de apurar as verdadeiras causas da sua morte.

A decisão foi tomada, dia 15, pelo juiz chileno, Mário Carrroza, depois de as autoridades terem anunciado, em Janeiro último, a intenção de abrir uma investigação sobre o caso.

A versão oficial afirma que Allende se suicidou em 11 de Setembro de 1973, na sequência da tomada do Palácio de La Moneda pelas forças golpistas lideradas por Augusto Pinochet, que veio a impor a ditadura no país. Todavia, a morte nunca foi investigada judicialmente.


Ditador argentino condenado a perpétua

O último ditador da Argentina, Reynaldo Bignone, de 85 anos, que esteve no poder em 1982 e1983, foi condenado, dia 15, a prisão perpétua por violação dos direitos do homem, pelo tribunal federal de San Martin, no Norte de Buenos Aires.

Em 2010, Bignone tinha já sido condenado a 25 anos de prisão pela «privação ilegal da liberdade e torturas de presos políticos».

O mesmo tribunal condenou também a prisão perpétua Luis Patti, ex-autarca da cidade de Escobar, o antigo general Santiago Omar Riveros e o ex-oficial Martin Rodriguez.

Desde a anulação das leis da amnistia de 2005, a justiça argentina condenou mais de 200 dirigentes da ditadura, além dos 800 polícias e militares igualmente julgados.

Entre 1976 a 1983, a ditadura militar fez cerca de 30 mil mortos e desaparecidos, segundo cálculos de associações argentinas.



Resumo da Semana
Frases