90.º aniversário do PC da China
PCP saúda os comunistas
e o povo chinês

Por ocasião da celebração dos 90 anos do Partido Comunista da China (PCC), o Comité Central do Partido Comunista Português endereçou ao Comité Central do PCC uma saudação que abaixo publicamos na íntegra.

 

«Queridos camaradas,

«Por ocasião do 90.º aniversário do Partido Comunista da China transmitimo-vos, e por vosso intermédio aos comunistas e ao povo chinês, as calorosas felicitações e saudações dos comunistas portugueses, desejando ao PCC muitos sucessos no exercício das suas grandes responsabilidades à frente da República Popular da China.

«Desde a sua fundação, em 1 de Julho de 1921, percorrendo um longo, difícil e acidentado caminho, o Partido Comunista da China conduziu uma heróica luta de emancipação nacional e social que culminou com a vitória sobre a reacção feudal e burguesa, a libertação do colonialismo e derrota do invasor japonês, a conquista do poder e a fundação da República Popular da China, com o empreendimento de profundas transformações económicas, sociais e culturais orientadas para o socialismo.

«A história do movimento comunista e a experiência da própria China mostrou que a construção da nova sociedade sem exploradores nem explorados é mais difícil e complexa do que há décadas supúnhamos, mas mostrou também que só o socialismo pode salvar a humanidade da barbárie capitalista, que “só o socialismo pode salvar a China”. Por isso o PCP acompanha com grande atenção a actividade do PCC. Não ignorando dificuldades e desafios que os comunistas e o povo chinês enfrentam no sempre complexo caminho do socialismo, valorizamos muito os resultados alcançados na promoção social e cultural do povo chinês, na solução de problemas de colossal dimensão, na edificação de uma grande e próspera nação.

«A China é hoje uma realidade incontornável nas relações internacionais e acompanhada com atenção por todos os povos vítimas da exploração capitalista e da ingerência e agressão imperialista, por todas as forças que lutam pela liberdade, o progresso social, a paz e o socialismo. O avanço da China pelo caminho do socialismo é do interesse, não apenas dos comunistas e do povo chinês, mas dos comunistas, dos progressistas e dos povos de todo o mundo.

«Confirmando a nossa vontade de reforçar as relações entre os nossos dois partidos e formulando os melhores votos à acção do PCC, enviamo-vos as nossas melhores saudações».



 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: