Aconteu
Absolvidos arguidos de «A Filha Rebelde»

Todos os arguidos do processo «A Filha Rebelde» foram absolvidos pelo Tribunal Criminal de Lisboa dos crimes de difamação e ofensa à memória de pessoa falecida, de acordo com a sentença lida dia 22.

A autora do texto e dois antigos directores do Teatro Nacional Dona Maria II eram acusados de ofensa à memória de Silva Pais, antigo director da PIDE. O processo foi desencadeado por dois sobrinhos de Silva Pais que consideraram que a peça, apresentada em 2007, punha em causa o «bom-nome do tio», responsabilizando-o pela morte do General Humberto Delgado.


Faltam profissionais na indústria naval

Depois de um declínio de décadas, a indústria naval portuguesa encontra-se descapitalizada e «debate-se com o problema adicional de falta de profissionais qualificados», declarou à Lusa (21.07) o contra-almirante Victor Gonçalves de Brito, que foi presidente do Executivo dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) em 2010.

Assim, «mesmo que ocorresse uma viragem nas perspectivas da procura no mercado, a incapacidade de resposta seria um facto face à referida falta de recursos humanos qualificados e à descapitalização dos estaleiros, que limita a respectiva actualização tecnológica e a inovação».

Em meados dos anos 70, só nos ENVC, a construção e reparação naval empregava mais de 2500 trabalhadores, na LISNAVE mais de 8500 e em Setúbal (SETENAVE) cerca de cinco mil. A estes somavam-se ainda 3400 trabalhadores no Arsenal do Alfeite e cerca de dois mil espalhados por outros estaleiros. Ao todo, o sector dava emprego a cerca de 26 mil pessoas. Hoje restam cerca de mil.


China lança reactor de neutrões rápidos

A China colocou em funcionamento, dia 21, o primeiro reactor de neutrões rápidos, de quarta geração, que permite reduzir substancialmente o consumo de urânio e minimizar a produção de resíduos, informou o Instituto de Energia Atómica chinês (CIAE).

O novo equipamento, com uma potência eléctrica de 20 megawatts, é o resultado de mais de 20 anos de investigação no âmbito do programa «863», indica a mesma fonte.

Segundo noticiou AFP, o reactor experimental foi construído nos arredores de Pequim, com a colaboração da empresa estatal russa OKBM Afrikantov e de três outras entidades russas, OKB Gidopress, Nikiet e o Instituto Kurchatov.

As autoridades chinesas salientam que a tecnologia dos neutrões rápidos apresenta duas vantagens principais: permite elevar de um por cento para 60 por cento a utilização do minério de urânio e reduzir os resíduos através do seu processamento dentro dos reactores.

Deste modo, a quarta geração de reactores utiliza o urânio 238, após ser transformado em plutónio 239 mediante a captura de neutrões rápidos. O 238 é composto por 99,3 por cento de minério de urânio, enquanto o urânio 235, utilizado nos reactores actuais, aproveita apenas 0,7 por cento daquele minério.

Em Janeiro, Pequim anunciou ter dado mais um passo para a sua independência energética ao conseguir reutilizar combustível usado num reactor experimental. A China dispõe de 14 reactores em funcionamento e outros 12 em construção, o que representa cerca de 40 por cento da capacidade instalada em todo o mundo.


Massacre na Noruega

Anders Behring Breivik, um psicopata fascista, que se afirma também fundamentalista cristão, reconheceu ser o autor de um atentado à bomba, dia 22, contra a sede do governo em Oslo, capital da Noruega, em que morreram oito pessoas, e do tiroteio, no mesmo dia, na ilha de Utoya, que fez 68 vítimas mortais, na sua maioria jovens membros da juventude social-democrata, que ali se encontravam num acampamento de Verão.

O suspeito afirmou ao tribunal pretender com aqueles actos defender o seu país contra o islão e o marxismo, estando pronto para passar toda a sua vida na prisão, e aludiu a duas células que teriam participado nos atentados.


Malta aprova divórcio

O parlamento de Malta aprovou, na segunda-feira, 25, a legalização do divórcio, que deverá entrar em vigor em Outubro, após a promulgação do presidente da República, George Abela.

A pequena ilha mediterrânea, com 500 mil habitantes de tradição fortemente católica, era até agora o único país da União Europeia em que o divórcio não era reconhecido por lei, situação que se alterou na sequência do referendo de 28 de Maio, no qual 53 por cento dos eleitores se manifestaram favoravelmente à medida.

Apesar de o primeiro-ministro, Lawrence Gonzi, ter reafirmado que o divórcio enfraquece a estrutura familiar, 19 deputados do Partido Nacionalista, no poder, votaram a favor da lei, aprovada por 52 votos, 11 contra e cinco abstenções.


Poemas de Domingos Lobo

A Pele das Sombras é o título do novo livro de poesia de Domingos Lobo, que acaba de ser editado pela Fonte da Palavra.

Trata-se de um colectânea de poemas que se vem juntar à extensa obra publicada do autor, que se divide pelos géneros do romance, conto, teatro, ensaio e crítica.

Domingos Lobo, como se refere no prefácio de Alfredo Vieira, faz parte de um conjunto de escritores que «preferem manter um espírito de servir a cultura em vez de se servirem dela».



Resumo da Semana
Frases