Grande Gala de Ópera

Image 8375

 

O autêntico patriotismo é o que, à luz dos valores do humanismo, universaliza as qualidades de uma Nação.

Imbuído deste espírito que a crise convoca, o mega espectáculo de abertura volta a trazer a ópera à Festa, depois do sucesso alcançado em 2009. Mas desta vez a gala é, pela sua dimensão assim como pelo seu conteúdo artístico, bem mais ambiciosa.

O espectáculo oferece-nos original combinação ente dois universos: o da ópera e o da sinfonia. Será por isso gala lírico-sinfónica invulgar, desde logo pela sua rica diversidade: trechos célebres do reportório lírico reúnem-se com outros desconhecidos do não iniciado.

Como se isto não bastasse, o programa inclui ainda canções populares e peças corais sinfónicas que não são ópera.

Teremos assim, uma articulação não só inédita em espectáculos desta natureza como também de elevada exigência técnico-artística para os seus protagonistas (maestro, cantores, orquestra, coro). Um estimulante desafio que Avante! e Ginásio Ópera (co-produtores do espectáculo) quiseram enfrentar.

 

João Maria de Freitas Branco


O artigo completo está disponível na edição impressa ou por assinatura on-line



Já é assinante ou comprou o Avante! esta semana?
Inicie sessão




Mais artigos de: Festa do Avante!

Compositores

JOSÉ VIANA DA MOTA (1868-1948) Português, nascido na ilha de São-Tomé, filho de pais portugueses, a verdade é que Viana da Mota possuía uma mentalidade pouco lusíada, fruto da sua educação e vivência até aos 32 anos na...

Maestros, Solistas e Coros

Kodo YamagishiMaestro Foi maestro assistente em montagens de óperas no Festival de Verão de losterneuburg (1997), no Festival Haydn de Eisenstadt (1998 e 1999) e no Opern Air em Gars am Kamp (2001 e 2002) (Áustria). Em 2000 foi director musical de L’Enfant et les...

Programa

José Viana da MotaSINFONIA “À PÁTRIA”1.º andamento Esta sinfonia é o resultado de um gesto criativo patriótico de alguém que esteve longo tempo afastado do seu torrão. Uma homenagem musical à pátria...

Somos todos construtores da Festa do Avante!

A pouco mais de uma semana da abertura das portas da Quinta da Atalaia, os militantes comunistas e muitos democratas amigos do PCP empenham-se na construção da maior iniciativa político-cultural nacional, tarefa para a qual todos somos chamados a contribuir.

Alves Redol e Manuel da Fonseca nasceram há 100 anos

Num ano em que a exposição política do Espaço Central da Festa do Avante! é dedicada ao 90.º aniversário do Partido, Liberdade, Democracia, Socialismo: um Projecto de Futuro, são evocados dois expoentes da cultura nacional e que são, ao mesmo tempo, parte integrante da história do PCP – Alves Redol e Manuel da Fonseca, ambos nascidos há 100 anos.

Promover a Festa

Mais de 30 pessoas participaram, sábado, na Barragem de Montargil, num concurso de pesca desportiva, que teve como objectivo promover a Festa do Avante!. Esta iniciativa, organizada pela Comissão de Freguesia de Montargil do PCP, visou, de igual forma, valorizar a pesca...

Abrir caminhos para uma sociedade mais justa

Interrogado sobre se «poderá o mundo de hoje ser reproduzido pelo teatro», Bertolt Brecht respondeu: «Uma coisa fica, porém, desde já, fora de dúvida. Só poderemos descrever o mundo actual para o homem actual na medida em que o descrevemos como um mundo passível de modificações». Aproveitando este raciocínio, Manuel Mendonça e Pedro Lago explicaram ao Avante! o que o visitante da Festa poderá encontrar nos três dias do Avanteatro, espaço que vai manter as artes de palco, já tradicionais, com uma programação que inclui teatro, teatro para a infância, dança, música e o cinema documentário.

Encontro solidário e internacionalista

Presente na Festa do Avante! desde a sua primeira edição, o Espaço Internacional distingue-se pela viva expressão da luta dos trabalhadores de todos os continentes, e da solidariedade dos comunistas portugueses para com as batalhas travadas pelos povos contra o imperialismo e a exploração, pelo progresso e justiça social, pela soberania e independência, pelo socialismo.