Aconteu
Siza Vieira distinguido no Japão

Image 8737

O arquitecto Siza Vieira recebeu, no dia 27, em Tóquio, a medalha de ouro da União Internacional dos Arquitectos, considerado a mais alta distinção que um arquitecto pode receber.

Na fundamentação da sua escolha, a União salientou a singularidade da obra de Siza Vieira, que «não sucumbiu a modas» e constitui «um modelo para as novas gerações de arquitectos». O arquitecto português recebeu o prémio com «grande satisfação», mas garante que nada vai mudar na sua vida ou na sua visão do mundo como profissional.

Numa mensagem de felicitações enviada a Siza Vieira, o Secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, salientou que o «mérito maior» deste galardão, prestigiante para Portugal, decorre do facto de ter sido atribuído por «quem tem inquestionável competência e autoridade para saber justamente dar valor ao trabalho e à criação artística entre os seus pares».


A Europa do desemprego

Image 8738

O número de pessoas desempregadas na União Europeia ascendia, em Agosto, a 22 milhões e 785 mil, dos quais 15 milhões e 739 mil pertencem à zona euro, segundo os dados do Eurostat, publicados dia 30.

As taxas de desemprego mais baixas foram registadas na Áustria (3,7%), Holanda (4,4% por cento) e Luxemburgo (4,9%). As mais elevadas registam-se em Espanha (21,2%), Grécia (16,7% no segundo trimestre de 2011) e Letónia (16,2% igualmente no segundo trimestre de 2011).

Em Portugal, de acordo com os dados do gabinete de estatísticas da União Europeia, o desemprego estabilizou nos homens e nas mulheres em Agosto, face ao mês anterior, nos 12,1 e 12,7 por cento, respectivamente. Entre os jovens (com menos de 25 anos), o desemprego terá diminuído ligeiramente no mesmo período dos 27,2 por cento (Julho), para os 26,9 por cento (Agosto).

A taxa de desemprego média foi de dez por cento na zona euro e 9,5 por cento na União Europeia.


Prata e bronze em Matemática

Portugal conquistou duas medalhas de prata, uma de bronze e uma menção honrosa nas Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática, realizadas na semana passada na Costa Rica.

Raul Penaguião (Escola Secundária de Santa Maria, Sintra) e Frederico Toulson (Colégio Valsassina, Lisboa) conquistaram medalhas de prata, enquanto João Miguel Magalhães Santos (Escola Secundária da Maia) trará uma medalha de bronze e Francisco Leal Machado (Escola Secundária Infanta D. Maria, Coimbra), uma menção honrosa.

O presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática, Miguel Abreu, em declarações à Lusa, manifestou-se «muito satisfeito» com os resultados alcançados pela equipa portuguesa, que alcançou «a melhor classificação global de sempre» (102 pontos) e o sétimo lugar entre 21 países.


China lança módulo de estação espacial

Image 8739

A China lançou, dia 29, o seu primeiro módulo experimental da futura estação espacial permanente que deverá estar concluída até 2020.

A dois dias da festa nacional chinesa, que assinala a fundação da República em 1 de Outubro de 1949, a operação foi realizada com sucesso, na presença dos dirigentes máximos do país, e transmitida pela cadeia de televisão estatal.

Dez minutos depois do lançamento, a nave baptizada Tiangong-1 (Palácio Celestial) separou-se do foguetão e entrou em órbita. Em Novembro, o módulo deverá ser acoplado à nave Shenzhou-8 e posteriormente às Shenzhou-9 e Shenzhou-10, num primeiro passo para estabelecer uma estação espacial tripulada.


Faleceu Linda Silva

Image 8740

A actriz Linda Silva faleceu, no sábado, dia 1, em Lisboa, aos 69 anos de idade, vítima de doença prolongada. Viúva do actor Morais e Castro e irmã da actriz Ivone Silva, já falecidos, estreou-se aos 17 anos na revista «Espero-te à saída», no Teatro ABC.

Em 1978 ingressou no Grupo 4 onde representou peças de autores como José Cardoso Pires, Boris Vian, Max Frish, e foi dirigida pelos encenadores Fernando Gusmão, Rui Mendes, Morais e Castro entre outros.

Integrou o elenco do Teatro Experimental de Cascais nas peças «Trio», de Kado Koster, com encenação de António Marques, e «Corte Fatal», de Paul Ohtner. Participou ainda em várias revistas à portuguesa, comédias, filmes e séries televisivas.



Resumo da Semana
Frases