Aconteu
O mês de Bernardo Santareno

Image 9042

Até ao fim do mês, tem lugar em Santarém um conjunto de iniciativas dedicadas ao dramaturgo Bernardo Santareno, que culmina no dia 20 com a gala de entrega dos prémios Santareno de Teatro.

«Novembro, Mês de Santareno», começou no sábado, dia 5, com a inauguração da exposição «Bernardo Santareno, pseudónimo de António Martinho do Rosário – Vida e Obra», que estará patente até dia 14 na biblioteca da freguesia de Pernes. Na ocasião, Domingos Lobo, vencedor do Prémio Nacional de Teatro Bernardo Santareno 2009, proferiu uma palestra sobre a «Vida e Obra de Santareno».

Além da exposição, que estará também patente na Junta de Freguesia de Tremês (de 15 a 30 de Novembro), podem ser vistas, no Teatro Sá da Bandeira, em Santarém, as mostras «Santarém, Capital do Teatro» (de 01 a 19) e «Prémios Santareno de Teatro-Carreira» (de 20 a 30).


Batalha de Moscovo foi há 70 anos

Image 9043

No dia 7 de Novembro de 1941realizou-se, na Praça Vermelha, em Moscovo, a tradicional parada de comemoração do aniversário da Revolução Socialista de Outubro. Dali, após o discurso do líder soviético, I.V. Stáline, as tropas seguiram directamente para a frente de batalha, para rechaçar a ofensiva alemã que cercava a capital do país dos sovietes.

Nos combates pela tomada de Moscovo, Hitler empregou três exércitos blindados, cada um composto por 150 a 200 mil homens. Nunca antes tinha entrado em combate um tal dispositivo militar. Em Maio de 1940, bastou à Wehrmacht um exército blindado para ocupar a França.

A derrota dos alemães às portas de Moscovo representou uma viragem no curso da II Guerra Mundial. Pela primeira vez era quebrado o mito da invencibilidade dos poderosos exércitos nazis. A consigna do poder soviético «A nossa causa é justa, o inimigo será derrotado, a vitória será nossa» (como se lê em russo na foto) confirmava-se.


Estátua de Lénine volta ao centro de Ufa

Image 9044

As autoridades de Ufa, capital da república de Bachkortostan da Federação Russa, devolveram a estátua do fundador do Estado soviético à praça central da cidade, onde foi erigida em 1924.

No início da década de 90, na sequência da dissolução da URSS, o monumento foi retirado do espaço público, alegadamente por necessitar de trabalhos de restauro que nunca se realizaram.

Finalmente, em Abril passado, face aos insistentes pedidos da população (RIA Novosti 1.11), os deputados locais aprovaram a recuperação da estátua e a sua instalação no centro da cidade. A inauguração oficial teve lugar no dia 2. Ufa fica situada nos Urais e conta com mais de um milhão de habitantes.


Pedro Osório lança novo álbum

Image 9045

«Cantos da Babilónia» é o título do novo álbum que o compositor e maestro Pedro Osório acaba de editar. O trabalho levou cerca de três anos, dois anos e meio em experiências e pesquisas a partir da ideia de «compor uma série de peças baseadas em excertos de cantos tradicionais de diversos lugares de todo o mundo», afirmou o maestro à Lusa.

As dez faixas do disco, com duração variável entre os três e os seis minutos, são inspiradas em temas ou ambientes colhidos do Japão, Nigéria, Portugal, Espanha, Vietname ou Tailândia (ver e ouvir em youtube.com/watch?v=FyRUwKUigMo)

Orquestrador, chefe de orquestra, director musical, compositor, Pedro Osório trabalhou com vários artistas portugueses, nomeadamente Sérgio Godinho, Fernando Tordo, Carlos do Carmo, Carlos Paredes, Rui Veloso, Carlos Mendes, Herman José, Lúcia Moniz ou Xutos e Pontapés.


Paredes com edição internacional

Image 9046

Mais de 40 anos depois, os dois primeiros álbuns de Carlos Paredes, «Guitarra Portuguesa» e «Movimento Perpétuo» foram reeditados, na segunda-feira, 7, a nível internacional, pela editora Drag City Records.

Apesar de incluírem as versões remasterizadas, a edição é em vinil e as capas são reproduções fiéis das originais.

Apreciado por Will Oldham e Richard Bishop, entre outros guitarristas famosos, o trabalho de Carlos Paredes, falecido em 2004, ganha com esta reedição uma nova projecção internacional, designadamente através da imprensa especializada.



Resumo da Semana
Frases