«Agora querem acabar com o Passe Escolar 4_18»
Estudantes contra o fim do passe escolar
Está na altura de dizer basta!

Mais de 10 mil estudantes do Ensino Básico e Secundário assinaram um abaixo-assinado contra o fim do passe escolar, entregue, no dia 14 de Dezembro, em várias acções de luta por todo o País.

Image 9329

«Não vamos desistir, vamos fazer chegar o abaixo-assinado a mais estudantes, e, mesmo que esta medida avance em Janeiro, vamos continuar a lutar e a exigir ser ouvidos», prometem os alunos, que realizaram protestos, entre outras localidades, em Barreiro, Cantanhede, Lisboa, Arganil, Coimbra, Figueira da Foz, Lousã, Mira, Oliveira do Hospital, Penacova, Vila Nova de Poiares, Tábua, Almada, Seixal, Sintra, Carcavelos, Vila Franca de Xira e Rio Tinto.

«Já não bastava os mais de 1200 milhões de euros retirados ao Ensino público, entre o passado e o presente ano lectivo, agora querem acabar com o Passe Escolar 4_18», lê-se na subscrição, onde se dá conta que «muitos estudantes dependem deste passe para se deslocarem para as escolas» e que o seu fim «exercerá mais uma pressão sobre o orçamento familiar, que já é reduzido face aos cortes nos rendimentos e ao aumento do custo de vida, colocando os estudantes e as suas famílias numa situação insustentável, onde falta dinheiro para tudo, inclusive para continuar a estudar».

Em nota de imprensa, a JCP saudou as centenas de estudantes que saíram à rua no dia 14 e apelou à continuidade da luta por uma educação pública, gratuita, democrática e de qualidade para todos.


Ensino superior
Governo intensifica pacote de elitização

Image 9330

 

O Executivo PSD/CDS quer ainda acabar com o Passe Escolar sub_23. Para combater esta situação, a Associação de Estudantes da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa lançou, a nível nacional, um abaixo-assinado, que, só no Porto, em menos de duas semanas, já conta com cerca de 2500 assinaturas, entregues por uma delegação de estudantes de várias faculdades na Câmara Municipal, para serem remetidas ao Governo.

«Esta medida intensifica o pacote de elitização e privatização do Ensino Superior, que faz com que milhares de estudantes abandonem este grau de ensino», referem, em nota de imprensa, os estudantes universitários, lembrando que só este ano «mais de seis mil» alunos que conseguiram colocação «nem sequer se matricularam por saberem à partida que não suportariam os custos que se colocam».



 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: