Medidas da troika para 2012 agravam recessão
Cegueira neoliberal do Governo está a destruir o País

Alan Greenspan, ex-presidente da Reserva Federal Americana, o banco central dos EUA, ao depor, em 2008, perante uma comissão do Senado americano confessou que a sua cegueira ideológica neoliberal o tinha impedido de tomar medidas que evitassem a crise iniciada em 2007. Perante a pergunta do presidente da comissão que o confrontou da seguinte forma: «Por outras palavras, descobriu que a sua visão do mundo, a sua ideologia, não estava correcta, não resultava», respondeu: «Precisamente. Foi precisamente por isso que fiquei chocado, porque – durante 40 anos ou mais – andei convencido de que resultava excepcionalmente bem».



Política cultural e 25.º aniversário da elevação do Centro Histórico de Évora a Património Mundial da Humanidade

Na nossa infância e adolescência, no fascismo, o património edificado era objecto de desprezo e abandono, ou de intervenções destruidoras e propagandísticas, acompanhadas do endeusamento da história dos reis e dos descobrimentos.



Armas nucleares, robôs militares e guerra cibernética

As despesas militares dos Estados Unidos da América são as mais altas do mundo1. Em 2011 terão ultrapassado os 700 mil milhões de dólares2. Entre 2001 e 2011 mais do que duplicaram, a preços constantes. Em percentagem do PIB subiram de cerca de 3% para mais de 5%. A China, com uma população cerca de quatro vezes maior, apresenta a segunda maior despesa militar mas a grande distância dos EUA (cerca de um sexto)3.