Contra a exploração e o desemprego

Luta sem tréguas pelo trabalho com direitos

Na senda dos acordos assinados pela troika nacional (PS, PSD e CDS) com a troika estrangeira (UE, FMI e BCE) está a ser levada a cabo uma brutal ofensiva contra os trabalhadores, o povo e o País que tem no projecto de alteração à legislação laboral um dos seus elementos principais.

O Governo quer impor – a pretexto do combate ao défice e da competitividade da economia – o agravamento desenfreado da exploração, de forma a satisfazer as pretensões do grande capital e das grandes potências da União Europeia.

A esta política de terrorismo social visando conduzir as relações de trabalho a um retrocesso social e civilizacional sem precedentes responde o PCP com uma campanha nacional de esclarecimento e mobilização dos trabalhadores, para que dêem combate e derrotem o intento de liquidar o direito ao trabalho com direitos tão duramente conquistado pela luta de sucessivas gerações.

A proposta de lei sobre o aumento do horário de trabalho está em apreciação pública até 18 de Janeiro, mas o que está em causa vai muito para além desta iniciativa legislativa.


O artigo completo está disponível na edição impressa ou por assinatura on-line



Já é assinante ou comprou o Avante! esta semana?
Inicie sessão