- Nº 1995 (2012/02/23)
Presidenciais na Rússia

Televisões ao lado de Putin

Internacional

As cadeias televisivas de âmbito federal dedicaram a Vladimir Putin 68 por cento da sua cobertura nas eleições presidenciais russas. O acompanhamento da campanha do candidato do Partido Comunista da Federação Russa (PCFR), Guenadi Ziugánov, não vai além dos seis por cento, denuncia o PCFR na sua página na Internet.

De acordo com os dados apurados pelo partido entre 2 e 11 de Fevereiro – que, mesmo assim, excluem os tempos de antena e os debates envolvendo os candidatos –, e divulgados pelo Republica.es, Putin gozou de uma exposição televisiva nos espaços informativos e de análise de mais de 11 horas e 20 minutos num total de quase 17 horas. No mesmo período, Ziugánov não foi além de uma hora e cinco minutos.

Quanto às declarações directas dos candidatos divulgadas pelas cinco cadeias de televisão consideradas, os comunistas russos apuraram que a discrepância se mantém, uma vez que a Ziugánov foram concedidos cerca de 31 minutos, isto é, menos sete vezes do que o tempo concedido a Putin.

Ziugánov fica mesmo atrás de Vladimir Jirinovski, a quem foi assegurado nada mais do que o dobro do tempo do candidato do PCFR no que ao discurso directo diz respeito, e de Prókhorov, que obteve mais um terço dos minutos garantidos ao dirigente comunista.