Aconteu
Portugal entre os mais desiguais

Portugal está no grupo de países com maiores desigualdades, sendo o terceiro com maior desigualdade em termos de rendimento de trabalhadores a tempo inteiro, atrás do Chile e dos EUA, afirma a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

No relatório «Going for Growth», divulgado dia 24, a organização junta Portugal ao Chile, Israel, México, Turquia e Estados Unidos no grupo dos países com maiores desigualdades em termos de rendimento disponível das famílias.

Os dados referem-se a 2008 e incluem os países nórdicos no grupo dos países com maior igualdade na distribuição dos rendimentos. Dinamarca, Islândia, Noruega, Suécia e Suíça destacam-se como aqueles que têm menores desigualdades no rendimento disponível das famílias.


Faleceu o poeta Francisco Viana

Image 9826

Poeta comunista, autor de muitas letras dos primeiros discos do grupo Trovante, Francisco Viana faleceu dia 22, na sua residência nos Olivais, em Lisboa, contava quase 92 anos.

Ligado ao Trovante desde a sua criação, em 1976, pertencem-lhe todas as letras do primeiro álbum do grupo Chão Nosso (1977), no qual, entre vários outros, se destaca o poema «À Flor da Vida (À memória de José Dias Coelho assassinado pela PIDE)». No ano seguinte volta a escrever as letras do álbum Em Nome da Vida e prossegue a sua colaboração com a banda em ascensão no single Toca a Reunir, editado em 1979.

A assinatura de Francisco Viana reaparece na «Balada das Setes Saias», tema que abre o disco Baile no Bosque (1981) e se tornou num dos grandes êxitos da banda. Mais tarde, é também da sua pena que sai o poema «Feiticeira», que dá origem ao conhecido dueto de Luís Represas e Pablo Milanês, incluído no álbum Represas editado em 1993. Francisco Viana legou-nos ainda uma vasta obra poética.


Seca afecta 75 por cento do território

Image 9827

Cerca de 75 por cento do território nacional sofre os efeitos de um Inverno pouco chuvoso, com consequências graves para várias culturas agrícolas. Segundo o Instituto de Meteorologia, a seca severa atinge 70 por cento do país, registando-se uma seca extrema em cinco por cento do território.

Apesar disso, de acordo com o Instituto Nacional da Água (INAG), os índices das albufeiras são semelhantes aos anos anteriores, com perto de dois terços da sua capacidade de armazenamento de água, embora com diferenças entre regiões.

Os dados do INAG, relativos a 56 albufeiras, indicam que 17 apresentam «disponibilidades hídricas superiores a 80 por cento do volume total» e apenas quatro «têm disponibilidades inferiores a 40 por cento do volume total».


Travessia do Tejo<br> com menos carreiras

Image 9828

A Transtejo e a Soflusa iniciaram a semana com supressões no número de carreiras fluviais em todos os percursos entre Lisboa e a Margem Sul. Os novos horários suprimiram de quatro a dez ligações nos dias úteis e de quatro a 22 ligações aos sábados ou aos domingos nos percursos Montijo-Cais do Sodré, Cacilhas-Cais do Sodré, Seixal-Cais do Sodré, Trafaria-Belém e Barreiro-Terreiro do Paço.

Os trabalhadores do Grupo Transtejo, que detém as duas empresas, contestam os novos horários, considerando a redução das viagens «um erro que não defende o serviço público» e admitem marcar novas greves.


China cresce 9,9 por cento há 32 anos

A economia chinesa «cresceu em média 9,9 por cento ao ano» desde o final da década de 1970, «tirando da pobreza mais de 600 milhões de pessoas», realçou o presidente do Banco Mundial, Robert B. Zoellick, no domingo, 26.

As reformas económicas evocadas por Zoellick começaram em 1979.

No final de 2011, o número de chineses abaixo do limiar da pobreza oficial, menos de 2300 yuan (270 euros) por ano, rondava os 122 milhões, o que corresponde a nove por cento da população do país.


Júri distingue <i>A Criança que Ri</i>

Image 9825

O Prémio de Poesia Eugénio de Andrade 2011 foi atribuído a Carlos Torres Figueiredo, pela obra A Criança que Ri.

A entrega do galardão e a apresentação da obra, editada pela Modo de Ler Editores e Livreiros, decorreram numa sessão realizada na segunda-feira, 27, na Biblioteca Florbela Espanca, em Matosinhos, que contou com a presença do autor.

 



Resumo da Semana
Frases