Aconteu
Mais de 700 empresas com salários em atraso

A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) contabilizou, no ano passado, 707 empresas com salários em atraso, afectando 7166 trabalhadores. De acordo com o seu Relatório Anual de 2011, divulgado dia 27, a ACT registou igualmente 102 empresas com processos de despedimentos colectivos, abrangendo 6157 trabalhadores, e outras 133 com despedimentos por extinção de postos de trabalho, implicando 8520 trabalhadores.

A ACT refere ainda que 171 empresas reduziram ou suspenderam as actividades laborais, atirando para o desemprego 4616 trabalhadores, 142 empresas que encerraram definitivamente, 94 que declararam insolvência ou falência e 16 que encerraram a título temporário.

Por outro lado, o documento revela que pelo menos 161 trabalhadores morreram em acidentes de trabalho, dos quais 44 foram no sector da construção, 21 nas indústrias transformadoras e 15 na agricultura. A maioria dos acidentes mortais (130) teve lugar em instalações laborais.


Custo da hora em Portugal é metade da média UE

O custo médio por hora de trabalho em Portugal atingiu os 12,10 euros em 2011, um valor que compara com os 27,60 euros da zona euro, indicam dados revelados pelo Eurostat.

De acordo com a primeira estimativa divulgada pelo gabinete de estatísticas da UE, já o preço médio por hora de trabalho na União Europeia foi de 23,10 euros.

Os países com melhor média são a Bélgica (39,30 euros), Suécia (39,10) e Dinamarca (38,60), ao passo que os valores mais baixos foram registados na Bulgária (3,50 euros), Roménia (4,20) e Lituânia (5,50).

O Eurostat adianta ainda que o custo por hora de trabalho aumentou 0,60 euros na União Europeia (UE) e 0,70 euros na zona euro em 2011, com Portugal a subir abaixo da média (0,10 euros).


<i>World Press Photo</i> em Lisboa

Image 10292

A exposição World Press Photo, com uma selecção de 160 imagens premiadas na 55.ª edição do maior concurso internacional de fotojornalismo, vai estar patente até 20 de Maio no Museu da Electricidade, em Lisboa.

O vencedor do concurso foi o fotógrafo espanhol Samuel Aranda, falecido este ano, que concorreu com um retrato de uma mulher, coberta por um véu integral, que abraça um familiar ferido em confrontos no Iémen. Na edição deste ano foram avaliados trabalhos de 5247 profissionais originários de 124 países.


Memórias de um marinheiro

Image 10294

A Viagem da Corveta, uma década de episódios navais é o título da obra recentemente editada, da autoria de Manuel Begonha, oficial da Marinha, que nos revela neste volume as suas experiências desde a Escola Naval até à sua ultima comissão na corveta João Coutinho.

Com a chancela das Edições Colibri, o livro integra-se na colecção «Memórias da Guerra e Revolução», sob direcção de Carlos de Almada Contreiras, que visa contribuir para o estudo da segunda metade do século XX português, onde as guerras para manter o império acabaram por estar na origem da Revolução de Abril.

Hoje reformado, Manuel Bacelar Begonha é autor de numerosos artigos e co-autor de livros. Actualmente é presidente da Associação Conquistas da Revolução.


O ciclismo em Portugal

Image 10293

Afinal a primeira volta a Portugal em bicicleta realizada em 1927 foi inspirada na volta a cavalo, protagonizada dois anos antes por José Tanganho, que se sagrou campeão da mais dura competição hípica de sempre.

Cumprir um percurso semelhante de bicicleta foi uma ideia que depressa ganhou adeptos, transformando-se numa das maiores manifestações desportivas do país, que continua hoje a atrair multidões.

Este e muitos outros factos pouco conhecidos sobre o ciclismo português estão reunidos no livro As Origens da Volta e os «Duelos» Nicolau e Trindade, da autoria de Mário Lino, destacado impulsionador e investigador da modalidade, e fundador do Museu do Ciclismo das Caldas da Rainha, onde está patente uma exposição com o mesmo título, à qual a presente edição serve de guião.


Empate do Benfica<br>garante título ao FC Porto

O empate do Benfica com o Rio Ave, a dois golos, no domingo, garantiu matematicamente o título ao Futebol Clube do Porto, quando ainda faltam duas jornadas para o fim da Liga.

O FCP somará assim um total de 19 títulos obtidos nos últimos 28 anos, oito dos quais na última década, período em que só foi batido duas vezes pelo SBL.



Resumo da Semana
Frases