Aconteu
Faleceu Maria Keil

Image 10646

A artista plástica Maria Keil morreu, domingo, 10, aos 97 anos. Viúva do arquitecto Francisco Keil do Amaral, Maria Keil nasceu em Silves e estudou pintura na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa.

Com uma extensa e diversificada obra em várias disciplinas, Maria Keil distinguiu-se na pintura de painéis de azuleijo, tendo realizado, na década de 50 do século passado, a decoração da rede de Metropolitano de Lisboa, obra de responsabilidade de Francisco Keil do Amaral. Voltaria a trabalhar para o Metropolitano de Lisboa em 2009 na decoração da extensão da estação de S. Sebastião da Pedreira.

Participou em várias mostras individuais e colectivas e certames, destacando-se a decoração do Pavilhão de Portugal na Exposição Internacional de Paris, em 1937, a participação na exposição do Mundo Português, em 1940, e na exposição «Maioliche Portoghesi», em Florença, em 1970.

Foi ilustradora para publicidade e em 1941 foi distinguida com o prémio Souza-Cardoso pelo seu «Autoretrato».

Publicou cinco livros - «O Pau-de-Fileira», «Os presentes», «As três maçãs», para crianças, e a «Árvores de Domingo» e o «Anjos do mal», para adultos, e ilustrou publicações de autores como Matilde Rosa Araújo e Aquilino Ribeiro, ou coletâneas sobre Bernardim Ribeiro, Castro Alves, Olavo Bilac e Tomás António Gonzaga.

Colaborou com as revistas Panorama, Seara Nova, Vértice, Ver e crer e Eva.


RSI dispara

Image 10647

LUSA

Os novos pedidos de Rendimento Social de Inserção (RSI) mais do que triplicaram nos primeiros três meses de 2012 face aos últimos três meses de 2011. Segundo dados do Ministério da Solidariedade e Segurança Social, no mês de Março registava-se quase 330 mil beneficiários do RSI, o que revela um total de quase 12 mil novas solicitações desde Janeiro deste ano.

Entre Outubro e Dezembro do ano passado, o novos pedidos não excederam os 3224.

O Porto é a região com maior número de beneficiários do RSI, 99 mil, seguida de Lisboa e Setúbal, com 65 e 25 mil, respectivamente.

O valor médio recebido por beneficiário em Março era de 91,7 euros, e por família era de 245 euros. Segundo a mesma fonte, cerca de um terço dos agregados abrangidos não tinha qualquer rendimento, e a maioria destes recebe da Segurança Social entre 100 e 200 euros.


Crédito recua

O total de crédito concedido em Portugal entre Janeiro e Março deste ano recuou 33,2 por cento face a igual período de 2011, e 14,4 por cento comparando com os últimos três meses do ano passado.

Os dados apurados pela Associação de Instituições de Crédito Especializado, divulgados pela Lusa, indicam que «todos os tipos de crédito sofreram reduções», mas os montantes concedidos a título de crédito clássico e crédito a fornecedores pressionaram sobremaneira o índice geral, com quedas de 35,5 e 39.7 por cento, respectivamente.

Os empréstimos a empresas para aquisição de equipamentos foram o que mais cairam, 93 por cento face ao primeiro trimestre de 2011, representando, agora, uma cifra residual no total de contratos celebrados entre Janeiro e Março deste ano.


Cinco mil milhões empatados

De acordo com dados do Supremo Tribunal Administrativo, mais de um milhar de processos de valores superiores a um milhão de euros estavam pendentes nos tribunais administrativos a 1 de Janeiro de 2012, a maioria dos quais ainda não havia passado da primeira instância.

Contas feitas, os processos fiscais de grandes contribuintes que aguardam resolução representam uma receita potencial para os cofres da fazenda pública de mais de cinco mil milhões de euros.


Vénus transitou pelo Sol

O trânsito de Vénus diante do Sol foi observado na passada quarta-feira na esmagadora maioria das regiões do mundo. Somente na América do Norte e no Oeste e Sudoeste do continente Africano o fenómeno raro não pôde ser vislumbrado.

A última passagem de Vénus pelo astro rei, identificável pelo aparecimento de um ponto negro no Sol, ocorreu em 2004. A próxima só voltará a acontecer em 2117, isto é, dentro de 105 anos, confirmando o ciclo conhecido: aproximadamente a cada cem anos ocorrem dois trânsitos de Vénus diante do Sol separados por um período de oito anos.


«Menina do napalm» fez 40 anos

Image 10648

A famosa fotografia que se tornou um ícone dos crimes imperialistas no Vietname, conhecida como «menina do napalm», completou, sexta-feira, 40 anos. Na imagem, captada pelo fotógrafo vietnamita Nick Ut durante um bombardeamento contra um pequeno povoado próximo da cidade de Ho Chi Minh (então Saigão), surge em primeiro plano Kim Phuc, que na altura tinha apenas nove anos e era «uma criança feliz», disse à EFE.

Nick Ut trabalhava para a AP e venceu o prémio Pulitzer.


China mostra poder científico

Um navio oceanográfico da República Popular da China prepara-se para lançar na Fossa das Marianas, a maior depressão marítima do planeta, um submarino de águas profundas com o objectivo de bater o recorde mundial de submersão tripulada.

Pretende-se que o Jiaolong transporte três cientistas a sete mil metros de profundidade entre o fim de Junho e o início de Julho, levando a China a ultrapassar os EUA, Rússia, França e Japão no ranking de nações capazes de semelhante façanha.



Resumo da Semana
Frases