Este é o maior concurso de bandas que se realiza no País
Festivais de bandas da JCP
Revelar talentos, promover a Festa

Os festivais de bandas que a JCP promove em todo o País, de apuramento para o Palco Novos Valores da Festa do Avante!, são um notável factor de democratização da cultura.

Image 10835

Com mais de 15 anos de existência, o concurso da JCP já possibilitou a centenas de jovens bandas nacionais a possibilidade de tocar ao vivo. Não apenas na Quinta da Atalaia durante os dias da Festa do Avante!, o que apenas umas poucas têm oportunidade, mas nos vários festivais que se realizam por todo o País. Para além de constituir um eficaz meio de promoção da Festa, é também – e sobretudo – uma porta que se abre a muitos milhares de jovens músicos, ansiosos por mostrar o seu trabalho, e um contraponto à política de direita que, na área da cultura, dificulta e elitiza o direito constitucional à criação cultural.

Só na edição deste ano – que tem como lema Por Abril, Contra a Troika, Tocar é Lutar! – estiveram envolvidas 200 bandas de todos os distritos do País, que actuaram em diversos festivais concelhios e regionais – confirmando uma vez mais o concurso de bandas da JCP como o maior do género a nível nacional.

Image 10823


As bandas seleccionadas para tocar no Palco Novos Valores da Festa do Avante! serão apuradas nas três finalíssimas regionais: Sul, Centro e Norte. As duas primeiras têm lugar já no próximo sábado, dia 7: a do Sul na Moita, pelas 21h30, no recinto por trás da Câmara Municipal; e a do Centro na festa do Avantinho, que se realiza em Matos de Cima, Ansião. Na primeira actuarão os Collision Course, de Beja; os Des4linh4dos, de Évora; os Livin' Paradise, do Algarve; os Mendigos & Ladrões, de Setúbal, os Pás de Problema, de Lisboa; e ainda uma banda do Litoral Alentejano. Na finalíssima Centro actuam os Homens de Marte e os Invasores, de Leiria; os Smoking Beer, de Viseu; os One Man Riff, da Guarda; os Flying Cages, de Coimbra, e os State of Soul, de Castelo Branco.

A finalíssima Norte está marcada para o dia 21 de Julho, em Aveiro, estando ainda a decorrer as finais concelhias e regionais para apuramento de bandas. Foi o que aconteceu em Braga, no dia 29, com duas bandas a disputar o seu lugar na finalíssima; e em Guimarães, Barcelos e Esposende no dia 30, com muitas outras bandas. A final regional de Braga tem lugar no dia 13 de Julho no mercado das Taipas, recinto em que se realizará, nos dois dias seguintes, a Festa da Fraternidade, promovida pelo PCP. Nos dias 29 e 30 realizaram-se respectivamente as finais concelhia e regional de Viana do Castelo.



 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: