Breves
Conhecer o concelho

O Ecomuseu Municipal do Seixal está a organizar até Setembro passeios e visitas de barco e em terra para descobrir o concelho. «O Seixal tem para oferecer passeios a bordo do Bote de Fragata “Baía do Seixal” e visitas ao seu vasto património, como o Moinho de Maré de Corroios, o núcleo urbano antigo de Amora, Seixal e Arrentela, a Fábrica Mundet e as suas exposições em exibição nos Edifícios das Caldeiras Babcock & Wilcox e das Caldeiras de Cozer ou o círculo da pólvora negra», salienta, em comunicado, a autarquia. Para mais informações visite a página http://www.cm-seixal.pt.

 


Conclusão das obras

Na passada semana, os comerciantes do Largo da Estação Ferroviária de Agualva-Cacém, concelho de Sintra, voltaram a exigir a conclusão das obras de remodelação da zona, que estão a fazer baixar, ainda mais, a facturação entre 60 a 80 por cento. A conclusão das obras estava prevista para Agosto do ano passado mas, em Setembro, a REFER (Rede Ferroviária Nacional) anunciou ter adiado o fim dos trabalhos para o primeiro trimestre de 2012. «Os comerciantes verificaram um decréscimo de facturação entre 60 e 80 por cento. Os utentes são prejudicados porque, apesar de a Estação já ter sido aberta para o Largo, ainda não há elevadores, nem escadas rolantes», denunciou, em declarações à Lusa, Rui Ramos, da Comissão de Utentes da Linha de Sintra (CULS), que lançou uma recolha de assinaturas a exigir a conclusão dos trabalhos e a colocação de postes de iluminação e árvores nos buracos abertos. Recorde-se que em Setembro a CULS entregou uma petição, com 1250 assinaturas, no Ministério da Economia, a exigir a conclusão das obras da Estação Ferroviária de Agualva-Cacém.


Supressão de autocarros

A CDU em Torres Novas manifestou-se, em nota de imprensa, contra as alterações no Sistema de Transportes Urbanos Torrejanos (TUT), altamente penalizadoras para os utentes, apresentadas pelo PS e apoiadas pelo PSD. «Tal como no Governo do País, também no governo do município, PS e PSD estão de mãos dadas na destruição dos serviços públicos», referem os eleitos do PCP, que não concordam com a supressão das linhas Amarela e Lilás e com a redução do número de autocarros e de viagens nas linhas Azul, Vermelha e Verde.


Chafariz sem água

O Grupo Municipal do Partido Ecologista «Os Verdes», através da deputada Cláudia Madeira, entregou na Assembleia Municipal de Lisboa um requerimento em que questiona a autarquia sobre o Chafariz de Benfica, obra decorativa de arte pública, que se encontra sem água e inoperacional há já vários anos. Com este documento, «Os Verdes» pretendem saber desde quando tem a autarquia conhecimento da falta de inoperacionalidade do chafariz, qual a razão para ainda não ser recuperado e para quando a sua reabilitação.


Sem consultas

A Extensão de Saúde da localidade de Cem Soldos, na Freguesia da Madalena, concelho de Tomar, encontra-se encerrada entre 30 de Julho e 24 de Agosto, não havendo por isso consultas médicas nem serviços administrativos. Segundo a Comissão de Utentes de Saúde do Médio Tejo, que condena a situação, os utentes terão, neste espaço de tempo, de recorrer à Extensão de Saúde de Sabacheira, situada a mais de 20 quilómetros da povoação de Cem Soldos.


«Dar de Volta»

Pelo terceiro ano consecutivo, a Câmara de Palmela dinamiza, em parceria com o Grupo de Bibliotecas Escolares do concelho, o Projecto «Dar de Volta». A reutilização de manuais escolares do 1.º ao 12.º ano de escolaridade, disponibilizando-os gratuitamente a quem necessite, é o objectivo desta campanha com propósitos sociais, ambientais e económicos.

A partir do mês de Julho, os interessados devem fazer a entrega de manuais escolares em qualquer uma das bibliotecas da Rede Municipal de Bibliotecas Públicas do Concelho de Palmela e, a partir de Setembro, de acordo com as disponibilidades, os livros podem ser levantados.