Breves
Paraguai

A polícia foi responsável pelo massacre que desencadeou a destituição do presidente Fernando Lugo, apurou a Missão Internacional de Solidariedade e Direitos Humanos, encarregada de investigar os acontecimentos de 15 de Junho, em Curuguaty, nos quais perderam a vida 11 camponeses e sete polícias.

Esta conclusão não só contradiz a versão oficial, segundo a qual teriam sido os sem-terra a desencadear a violência, como admite que os camponeses foram cercados e massacrados pelas autoridades, isto depois de intensas perseguições, ameaças, detenções arbitrárias e, até, torturas físicas e psicológicas.

Antes, já Fernando Lugo havia estranhado que os polícias tivessem sido baleados com precisão na cabeça, pescoço e coração, levantando a suspeita do envolvimento de franco-atiradores nos confrontos.


Honduras

As três centrais sindicais rejeitam o prolongamento do programa de contratação à hora, medida implementada pelo governo golpista, em Novembro do ano passado, com o objectivo de precarizar as relações de trabalho, acusam as organizações laborais.

O que o executivo liderado por Porfírio Lobo pretende é tornar norma a excepção, alargando indefinidamente a possibilidade de substituição de trabalhadores com vínculo efectivo ou a termo por outros, contratados à hora, argumentam as centrais, que partilham a opinião manifestada pela Frente Nacional de Resistência sobre esta matéria.


Paquistão

Os proprietários da fábrica têxtil que se incendiou matando 310 trabalhadores vão ser acusados de homicídio por negligência, informaram as autoridades paquistanesas, para quem os patrões não garantiam as normas de segurança mínimas, mantendo um complexo sobrelotado, sem saídas de emergência ou ventilação.

Já em Dacca, capital do Bangladesh, cerca de 100 mil operários têxtis manifestaram-se domingo contra as condições de trabalho e os baixos salários no sector, responsável por 80 por cento das exportações bengalis. Os operários laboram entre 10 a 16 horas por dia, seis dias por semana, por uma remuneração inferior a 30 euros.