Aconteu
Vida e descendência de Bento Gonçalves

O livro Bento António Gonçalves, Vida e Descendência em Portugal e Cabo Verde, da autoria de Augusta Rodrigues e António Policarpo, foi apresentado, dia 4, perante uma numerosa assistência, no Auditório dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal

A obra representa uma homenagem a Bento Gonçalves, secretário-geral do PCP, que veio a morrer na prisão fascista do Tarrafal, em Cabo Verde, tinha apenas 40 anos. Curiosamente, foi lá que estava o seu filho, Gabriel Batista, já com 9 anos, e que nunca conheceu, fruto da sua relação com Justina Ramos Benholiel, que conheceu quando esteve deportado na ilha da Boavista.

Na sessão, em que a Direcção do PCP se fez representar por uma delegação, intervieram, para além dos autores, Domingos Abrantes, que apresentou a obra, Francisco Melo, em nome da Editorial «Avante!», que editou o livro, bem como Alfredo Monteiro, Maria Emília Sousa, José Pinto e Fernando Rodrigues, presidentes das câmaras municipais do Seixal, de Almada, da Boa Vista (Cabo Verde) e de Montalegre (onde nasceu Bento Gonçalves), entre outros.

Após o período de intervenções, realizou-se um momento musical com João Lima Vieira e Mário Veiga, que interpretaram uma morna de Cabo Verde e um tema de música de intervenção portuguesa.


Desigualdades agravam-se no mundo

Image 11827

Desde os anos 90 até ao presente, o fosso que separa ricos e pobres aprofundou-se em todo o mundo, segundo constata o relatório da organização Save the Children, citado pelo jornal Granma.

Se antes a pobreza se concentrava nos países de menores rendimentos, agora alastra também aos países de «rendimentos médios», onde residem mais de 70 por cento da população com poucos recursos.

Mas mesmo nos 32 países mais desenvolvidos do mundo, a desigualdade entre as camadas mais abastadas e as mais desfavorecidas atingiu um máximo histórico nos últimos 20 anos.

Durante este período, os rendimentos dos pobres baixara consideravelmente, fazendo aumentar em 35 por cento as desigualdades entre crianças de famílias pobres e de famílias ricas.

O relatório, que precede uma reunião da ONU dedicada à temática da erradicação da pobreza, considera que o combate às desigualdades passa por uma distribuição mais eficaz dos rendimentos gerados pelo crescimento económico.


<i>Brisa</i> perde 9,8 por cento nas portagens

Image 11826

Até Setembro, as receitas da Brisa provenientes das portagens diminuíram 9,8 por cento, de 423 milhões para 382 milhões de euros, anunciou a empresa no dia 31, data em que reconheceu uma quebra no seu resultado líquido de 35 por cento.

No terceiro trimestre, o tráfego na rede Brisa foi ainda menor do que o registado nos primeiros seis meses do ano, explica a empresa, acrescentando que em comparação com o mesmo período de 2011, o tráfego acumulado decresceu 13,2 por cento.

Face à queda das receitas, a Brisa diminuiu os custos com pessoal em 10,7 por cento, e extinguiu 177 postos de trabalho. Por seu turno, o investimento foi travado, baixando quase 33 por cento nos primeiros nove meses do ano.

 


Suicídios quadriplicam nos EUA

A taxa de crescimento do suicídio nos EUA quadruplicou desde 2007, quando começou a crise económica e financeira, indicam investigadores britânicos e norte-americanos, que analisaram os dados compilados pelos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças dos EUA entre 1999 e 2010.

No estudo publicado na segunda-feira, 5, na revista The Lancet, os autores estimam em 1580 o aumento do número anual de suicídios.

Embora a respectiva taxa tenha aumentado gradualmente entre 1999 e 2007, a partir deste último ano passou-se de 0,12 mortes por suicídio em 100 mil pessoas para 0,51 nos três anos seguintes.

«Desta forma, no período recessivo após 2007, estima-se que haja um acréscimo de 4750 mortes por suicídio», concluem os investigadores das universidades de Cambridge (Reino Unido), Stanford (EUA), Bristol (Reino Unido) e Hong Kong.

Os cientistas analisaram ainda a relação entre o suicídio e o desemprego, concluindo que a perda do emprego terá sido responsável por um quarto das mortes adicionais.

Em estudos anteriores na Europa, os cientistas concluíram que o aumento de um ponto percentual na taxa de desemprego equivale a um aumento de 0,79 por cento na taxa de suicídio, mas nos EUA este efeito foi 0,99 por cento.

 


Aldeia pré-histórica no Fundão

Image 11828

O Museu Arqueológico do Fundão transformou uma das suas salas para dar a conhecer uma aldeia com cerca de seis mil anos, recentemente descoberta no concelho e já considerada como um dos mais antigos povoados da Beira Interior.

Os primeiros indícios da povoação pré-histórica da época do Neolítico surgiram em Maio, no Freixial, freguesia do Telhado. Depois de tratados e validados, parte dos objetos estão agora patentes ao público, entre os quais se destaca instrumentos em pedra polida e moinhos de cereais.



Resumo da Semana
Frases