Comemorações do centenário de Álvaro Cunhal
Um exemplo que dá ânimo e coragem

Image 13200

As comemorações do centenário do nascimento de Álvaro Cunhal, bem como as centenas de diversificadas iniciativas realizadas no seu âmbito, são uma oportunidade única para aprofundar o conhecimento sobre uma personalidade ímpar da história nacional e do século XX, cuja vida e luta dá ânimo e coragem aos que hoje combatem pela mesma causa a que dedicou toda a sua vida.

Os textos que publicamos nas páginas seguintes, dedicados a três marcantes comemorações do 1.º de Maio da história de Portugal e à intervenção que nelas teve Álvaro Cunhal (através da teoria, da prática ou de ambas), ajudam a conhecer mais profundamente a vida, o pensamento e a luta do histórico dirigente do PCP, quer nos anos da luta clandestina contra o fascismo quer no exaltante período revolucionário.

Muitos dos elementos presentes nestas páginas encontram-se impressos nos painéis da grande exposição evocativa de Álvaro Cunhal que se encontra patente até ao dia 2 de Junho na Sala do Risco do Pátio da Galé, no Terreiro do Paço, em Lisboa. Aí, para além dos textos (onde se pode aprender muito não só sobre Álvaro Cunhal, mas igualmente sobre o PCP e a luta dos trabalhadores portugueses) é possível também tomar contacto com documentos, fotografias, filmes e diversos objectos – alguns nunca antes expostos –, que permitem uma mais sólida apreensão da dimensão da personalidade, da reflexão e da acção revolucionária de Álvaro Cunhal. Visitar a exposição e levar mais gente a fazê-lo é um grande contributo para levar mais longe o exemplo de Álvaro Cunhal, para que – como diz o lema – ele se projecte decisivamente na actualidade e no futuro.

Grande importância para conhecer melhor a dimensão do pensamento de Álvaro Cunhal terá igualmente o Congresso «Álvaro Cunhal – O Projecto Comunista, Portugal e o Mundo de hoje», que se realiza a 26 e 27 de Outubro na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. O programa está já disponível no sítio da Internet do Congresso, onde se pode também efectuar a inscrição: alvarocunhal.pcp.pt/congresso.


Horários da exposição


Visita

De terça a quinta-feira e ao domingo: das 10 às 20 horas.

Sexta-feira e sábado: das 10 às 22 horas.

Visitas guiadas (inscrição no local)

De terça a quinta-feira e ao domingo: das 10h30 às 11h30 e das 16 às 17 horas.

Sexta-feira e sábados: das 10h30 às 11h30, das 16 às 17 horas e das 19 às 20 horas.

Visitas organizadas

As visitas organizadas são sujeitas a marcação prévia, através do endereço de correio electrónico marcarvisitaexposicao@pcp.pt.

A entrada é livre.



 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: