Aconteu
Mais de metade dos jovens são inactivos

A taxa de desemprego juvenil em Portugal atingiu os 37,7 por cento em 2012, a quarta maior da União Europeia (UE), segundo indicou, dia 12, o Eurostat.

A lista é liderada pela Grécia (55,3%), seguindo-se a Espanha (53,2%) e a Croácia (43%).

O gabinete de estatísticas da UE constata ainda que 62,1 por cento dos jovens portugueses eram economicamente inactivos (não trabalhavam nem procuravam emprego), um valor superior à média da UE/28, que se situou nos 57,4 por cento.

No conjunto da UE, existiam, em 2012, cerca de 57,5 milhões de jovens, dos quais 18,8 milhões estavam empregados, 5,6 milhões estavam desempregados e 33 milhões eram economicamente inactivos.


Despedimentos colectivos aumentam

Os processos de despedimento colectivo concluídos atingiram 4808 trabalhadores até Maio, o que representa uma média de 32 despedimentos por dia e um aumento de 46,9 por cento face a igual período de 2012.

Segundo dados da Direcção-Geral do Emprego e das Relações do Trabalho (DGERT), divulgados dia 13, o número de empresas que recorreram ao despedimento colectivo aumentou também 30 por cento até Maio (de 387 para 482).

Por regiões, Lisboa e Vale do Tejo foi a região mais afectada, com 248 empresas que despediram um total de 2559 trabalhadores, seguindo-se o Norte, com 167 empresas e 1597 despedimentos. O Centro foi a terceira região com 356 trabalhadores despedidos por 58 empresas.

Os processos foram maioritariamente abertos por micro e pequenas empresas (376), que resultaram em 2126 despedimentos, seguidas das médias (105) e grandes (22).


Crise baixa natalidade

Os índices de natalidade da União Europeia caíram nos últimos anos em relação directa com o aumento do desemprego, especialmente nos países mais castigados pela crise, segundo um estudo do Instituto Max Planck, divulgado dia 10.

De acordo com esta instituição alemã, os países mais afectados são os do Sul, como Espanha, Portugal e Croácia, assim como Hungria, no centro, e Irlanda e Letónia, no Norte e Leste respectivamente.

O estudo lembra que Portugal apresentava 1,42 de nascimentos por mulher, em 2001, descendo de forma gradual para os 1,3 em 2009.

De acordo com estimativas dos especialistas, um aumento de um por cento na taxa de desemprego é equivalente a um declínio de 0,1 por cento na taxa de natalidade total da UE, mas o número sobe para 0,3 por cento nos países do Sul.


Um inédito de Magalhães-Vilhena

«António Sérgio – O Idealismo Crítico: Génese e Estrutura; Raízes Gnoseológicas e Sociais; Estudo de História Social das Ideias», tal é o título da monumental monografia do filósofo marxista Vasco de Magalhães-Vilhena (1916-1993), retirada do imenso espólio literário que legou ao PCP, partido ao qual aderiu tinha apenas 15 anos.

Como refere Hernâni Resende, autor do prefácio, notas e editor deste trabalho, trata-se «uma obra inédita, de grande fôlego, que Magalhães-Vilhena iniciou em 1965 sobre o idealismo filosófico de António Sérgio, mas que não conseguiu ultimar. Com este trabalho, o autor pensava pôr termo ao diálogo filosófico que encetara aos 17 anos com Sérgio e a sua obra e que prosseguiu para lá da morte de Sérgio, em circunstâncias por vezes bastante difíceis».

A chancela é das Edições Colibri, com o apoio da Cátedra «A Razão», da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e da Fundação Internacional Racionalista.


Joaquim Benite homenageado

Joaquim Benite foi homenageado, dia 11, no Teatro Nacional D. Maria II, no intervalo da peça «O prémio Martin», que regressou ao palco, no âmbito da 30.ª edição do Festival Internacional de Teatro de Almada.

A homenagem ao homem de teatro, falecido a 5 de Dezembro de 2012, incluiu o descerramento de uma lápide com o nome do fundador e encenador da Companhia de Teatro de Almada.


Morte de Neruda sob investigação

Diversas amostras ósseas do poeta chileno Pablo Neruda vão ser analisadas num laboratório de Espanha para comprovar se contêm toxinas, no âmbito da investigação sobre as causas da sua morte.

As autoridades pretendem determinar se Neruda faleceu de cancro na próstata, como sustenta a versão oficial, ou se foi envenenado, como assegura o seu antigo motorista, Manuel Araya.

O poeta morreu em 23 de Setembro de 1973 numa clínica privada de Santiago, 12 dias após o golpe de Estado militar liderado por Augusto Pinochet.


China exporta mais

Entre Janeiro e Junho, as exportações chinesas subiram 10,4 por cento, totalizando 1,05 biliões de dólares (822 190 milhões de euros), enquanto as importações aumentaram apenas 6,7 por cento, para 944 870 milhões de dólares (723 980 milhões de euros).

No conjunto do primeiro semestre, o excedente comercial da China aumentou 58,5 por cento em relação a igual período de 2012, atingindo 107 970 milhões de dólares (84 520 milhões de euros).



Resumo da Semana
Frases