Resultados das eleições autárquicas
CDU mais forte no poder local

Na edição do Avante!, em distribuição, são publicados vários quadros, que permitem conhecer e analisar os principais resultados das eleições de 29 de Setembro para os órgãos das autarquias locais, designadamente, em comparação com o acto eleitoral de 11 de Outubro de 2009.

Ao longo de 20 páginas, os leitores encontram:

- resultados totais nacionais, para as assembleias de freguesia, assembleias municipais e câmaras municipais;

- resultados por concelho, para as câmaras municipais, das cinco listas mais votadas em cada um;

- e os resultados da CDU, a nível nacional e de distrito ou região autónoma.

Publicamos ainda as listas das juntas de freguesia e câmaras municipais onde a CDU detém a presidência.

Os dados foram trabalhados com base nos resultados provisórios, fornecidos pela Direcção para a área da Administração Eleitoral (Direcção-Geral de Administração Interna, MAI), ao fim da tarde de segunda-feira, faltando apurar uma freguesia (consulte aqui).

 

Juntas de freguesia de presidência CDU

A comparação dos resultados eleitorais nas freguesias é dificultada pela extinção de freguesias, levada a cabo pelo PS, pelo PSD e pelo CDS. O número de freguesias passou de 4260, nas eleições de 2009, para 3094, no escrutínio do passado domingo.
As 169 freguesias e uniões de freguesias (UF) onde a CDU agora elegeu presidentes de Junta equivaleriam a 235 freguesias no mapa administrativo de 2009.
A CDU venceu em 27 freguesias e uniões de freguesias, onde não era maioritária no mandato findo. Estas abarcam o território correspondente a 33 freguesias, no mapa de 2009.
As 142 maiorias, que a CDU mantém, representam 202 freguesias antes da «reforma». Mas, nas UF que aqui estão contadas, há 34 freguesias extintas que não eram de maioria CDU.
Nos casos que só agora passam a ter presidentes de Junta da CDU, indica-se a força maioritária nas eleições de 2009.

Distritos

A CDU elegeu 44 presidentes de Junta no distrito de Setúbal, 37 em Beja, 26 em Évora, 16 em Lisboa, 16 em Portalegre, 11 em Santarém, 4 em Coimbra, 3 em Faro, 3 em Leiria, 2 em Braga, 2 no Porto, 2 em Viana do Castelo, 1 em Castelo Branco, 1 na Guarda e 1 em Viseu.

- Lista de juntas de freguesia de presidência CDU

 

Câmaras municipais de presidência CDU

A CDU ganha as presidências das câmaras municipais de Alandroal, Alcácer do Sal, Beja, Cuba, Évora, Grândola, Loures, Monforte, Silves e Vila Viçosa. Perde as presidências das câmaras municipais de Chamusca, Crato, Nisa e Vendas Novas. 

- Lista de Câmaras Municipais de presidência CDU


 



 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: